
Por Eduardo Ferreira
Fotos Eduardo Ferreira
O Shooto Brasil chegou a sua décima sétima edição com um excelente cast de lutadores no card. Na noite de hoje, no clube Hebraica, no Rio de Janeiro, 500 vips tiveram o privilégio de assistir a três disputas de cinturão e mais cinco super lutas. Mas quem não conseguiu ingresso também teve a chance de ver o evento ao vivo pelo canal Combate. Se a produção estava de primeira, as lutas também não deixaram a desejar.
Na luta principal do evento, que valia o título mundial do Shooto na categoria até 83kg, o afegão Siyar Baharduzada mais uma vez venceu em território nacional. Se ano passado o atleta da Golden Glory nocauteou Leandro Batata, dessa vez foi Carlos Índio que caiu aos 38 segundos de luta com uma patada de direita do atleta, estragando a festa brasileira. “Sempre luto buscando o nocaute. Eu vou para matar ou morrer”, disse Baharduzada, que agora se prepara para baixar de peso e estrear na categoria até 77kg do Strikeforce.
Na outra disputa de título mundial, quem saiu vitorioso foi Luis Beição. No terceiro confronto contra Igor Chatubinha, o atleta da Nova União teve mais dificuldade do que nas lutas anteriores, mas conseguiu conectar os melhores golpes em pé e evitou todas as quedas de Chatubinha. A conquista do título até 77kg do Shooto Mundial veio com a vitória na decisão unânime dos juízes. Beição deixará vago o título sul-americano do Shooto e já sonha com a defesa de título. “Isso foi um sonho que se concretizou. Tenho muitas pessoas a quem agradecer, mas principalmente ao pessoal da Nova União, que me recebeu muito bem e me deixou fazer parte desta família. Agora só penso em manter o título e ter outras boas oportunidades”, disse Beição ao final da luta.
Johnny Eduardo dedica cinturão a Luiz Alves
Um dos atletas mais talentos da categoria até 65kg em ação no Brasil, Johnny Eduardo vinha de uma sequência de nove vitórias seguidas, mas este ano ainda não havia pisado no ringue. Na primeira luta em 2010, Johnny teve a oportunidade de disputar o título sul-americano de sua categoria contra o duríssimo Paulo Guerreiro. Johnny foi superior no primeiro e no terceiro round, quando conectou melhor os golpes e conseguiu algumas quedas. Guerreiro dominou o segundo round e chegou a assustar Johnny, mas no final a vitória foi para o atleta da Nova União na decisão unânime dos juízes.
Assim que conquistou o cinturão, Johnny não escondia a felicidade e fez questão de dedicar o título ao falecido mestre Luiz Alves, seu mentor no mundo das lutas, que faleceu este ano no Rio de Janeiro. “Mestre, este título vai para você, sem você nada disso teria acontecido. Toda vez que eu subir no ringue levarei o seu espírito e seus ensinamentos e sempre dividirei as vitórias com você”, disse um emocionado Johnny Eduardo.
Guto Inocente devolve derrota no MMA
Na primeira vez que se enfrentaram, no Shooto Brasil 3, no mesmo clube Hebraica, Guto Inocente e Vitor Miranda fizeram um duelo de Muay Thai, área onde são especialistas. Miranda, que na época estava vencendo todos os confrontos de Muay Thai e sendo apontado como o melhor peso pesado da modalidade em ação no Brasil, saiu vitorioso. Neste Shooto, os dois voltaram a se encontrar, mas desta vez para um combate de MMA. Guto mostrou que de dois anos para cá evoluiu como lutador e que estava com vontade de vencer a revanche. Desde o início Guto optou por trocar com Miranda e se deu bem. No segundo round, a luta foi para o chão depois de um pouco de trocação. Guto montou e começou a soltar alguns socos que levaram Vitor Miranda a desistir do combate.
Nas outras lutas, destaque para o arm-lock encaixado pelo aluno de Evilázio Feitosa, Junior Killer, em Hernani Perpétuo (Nova União). Mesmo sem dar os três tapinhas, o árbitro Mário Yamasaki interrompeu acertadamente o combate. Hernani havia gritado, fazendo com que o experiente Yamasaki interrompesse a luta aos 4min47s de luta. Quem também mandou bem foi Hacran Dias. O primo de Marlon Sandro derrotou Cesário Di Dominico's no segundo assalto, depois de chegar a montada. Confira abaixo os resultados completos do evento e veja amanhã uma galeria de fotos exclusiva do Shooto Brasil 17 aqui no site TATAME.
RESULTADOS COMPLETOS:
Shooto Brasil 17
Hebraica, Laranjeiras, Rio de Janeiro
Sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Disputa do título mundial do Shooto:
- Siyar Bahadurzada nocauteou Carlos Índio aos 38s do 1R;
- Luiz Beição derrotou Igor Chatubinha na decisão unânime dos juizes;
Disputa do título Sul-Americano do Shooto:
- Johnny Eduardo derrotou Paulo Guerreiro na decisão unânime dos juizes;
Outras lutas:
- Guto Inocente derrotou Vitor Miranda por TKO (desistência) a 1min45s do 2R;
- Hacran Dias derrotou Cesário Di Dominico's por TKO no 2R;
- Junior Killer finalizou Hernani Perpetuo com um arm-lock aos 4min47s do 1R;
- Giovanni Diniz derrotou Cristian Nogueira por TKO (interrupção médica) no 3R;
- Rodolfo Marques derrotou Walter Junior na decisão unânime dos juízes.
| | ![]() |
Equipe Mineirinho de Jiu Jitsu



Nenhum comentário:
Postar um comentário