
Por Guilherme Cruz
Colaboração Samira Bonfim, Monte Massey e Eduardo Ferreira, direto da Califórnia
Fotos Eduardo Ferreira
Sete vezes campeão no peso, três vezes campeão no absoluto: Roger Gracie acaba de se tornar o maior competidor da história do Jiu-Jitsu. Numa atuação impecável, Roger sofreu apenas quatro pontos em toda a competição, e só não finalizou Ricardo Demente, na final do peso. A lesão de Rômulo Barral facilitou a vida do faixa-preta, que ficou com o ouro no absoluto sem precisar lutar. Nota 10 para o Gracie, que conquistou dez títulos na faixa-preta. Confira abaixo todos os detalhes do último dia do Mundial 2010 e fique ligado na TATAME para ler entrevistas com quem brilhou na Califórnia, além de galerias de fotos exclusivas.
MASCULINO
ABSOLUTO: Roger vence sem lutar a final
Pela terceira vez desde 2007, Roger Gracie e Rômulo Barral decidirão quem é o campeão mundial no absoluto. Sem levar um ponto ou vantagem, o Gracie finalizou todos os seus adversários e pega Barral, que eliminou Xande Ribeiro numa grande luta na semifinal. “Para falar a verdade, encaro essa final como todas as outras. O que me motiva para lutar não é titulo, ser tantas vezes campeão ou ter mais títulos que os outros, é algo além disso”, afirmou Roger, que não terá moleza. “Treinei duro e falei que queria chegar na final do absoluto e vou brigar pelo título... Eu não faço muita tática, ainda mais com o Roger. Vou botar o Jiu-Jitsu pra jogo e vai ser pau pereira”, disse Barral.
Final: Roger Gracie x Rômulo Barral
Com a lesão de Barral na final do peso (confira mais abaixo), Roger Gracie conquistou o tricampeonato absoluto sem lutar. O Gracie se torna o único tricampeão absoluto da história e completa 10 títulos, somados os sete na categoria. “Eu vejo todas as pessoas de todas as academias fechando as finais, mas isso é um esporte, não acho legal. Se você compete por uma medalha, não vejo porque não lutar. Você não vai matar o cara, só vai lutar”, afirmou Roger, deixando claro que enfrentaria Barral na final do peso. Recordista de títulos, o Gracie não pensa em parar: “não vou me aposentar agora... Esse é só o começo”.
GALO: Malfacine encara Felipe na semi
Quartas-de-final
- Rafael Freitas x Bernardo Pitel
- Makoto Swada x Caio Terra
- Marcelo Pereira x Bruno Malfacine
- Felipe Costa x Rogério Taborda
Começando pontualmente às 10 horas (horário local), o primeiro a vencer foi o atual vice-campeão Caio Terra, que encaixou um triângulo com um minuto de luta, mas o japonês Makoto Sawada resistiu bravamente durante todo o combate. Faltando 30 segundos para o fim, Caio raspou e se classificou para a semi. No combate seguinte, Rafael Freitas eliminou Bernardo Pitel nas vantagens (4x3). Enquanto Felipe Costa batia Rogério Taborda, anotando 17x0 no placar. Atual campeão da categoria, Bruno Malfacine derrotou Marcelo Pereira por 10x2 e encara Felipe Costa na semifinal.
Semifinais
- Rafael Freitas x Caio Terra
- Felipe Costa x Bruno Malfacine
Primeiro a garantir presença nas finais, Caio Terra finalizou Rafael Freitas com uma chave de pé. Do outro lado, Bruno Malfacine começou arrasador e abriu 10x0 no placar, fechando a conta com um estrangulamento pelas costas.
Final
- Caio Terra x Bruno Malfacine
Numa final bastante quente, Bruno Malfacine se tornou o primeiro tricampeão da categoria ao bater Caio Terra por 3x2 nas vantagens. “Treinei muito para chegar na melhor forma... O Caio é um atleta duro, embora ele não tenha me respeitado... Falaram muitas coisas, mas eu não falo, venho aqui e provo”, alfinetou o campeão. “Foi uma luta bem estratégica, ele amarra muito, eu queria soltar o jogo”.
PLUMA: Gracie Barra fecha o peso com Samuel e Pablo
Quartas-de-final
- Paulo Melo x Daniel Beleza
- Pablo Silva x Sebastian Lalli
- Samuel Braga x Yoshihiko Matsumo
- Laércio Fernandes x Samir Chantre
Primeiro peso pluma a se classificar, Laércio Fernandes conseguiu uma queda logo no começo (2x0) e se garantiu na semfinal. Em seguida, Paulo Silva eliminou Sebastian Lalli por 6x0 no placar. Após surpreender em sua segunda luta, eliminando o atual campeão Guilherme Mendes, Pablo Melo caiu diante de Daniel Beleza por 1x0 nas vantagens. Definindo o confronto das semifinais, Samuel Braga elimina Yoshihiko Matsumo nas vantagens (1x0) e encara Laércio Fernandes.
Semifinais
- Pablo Silva x Daniel Beleza
- Laércio Fernandes x Samuel Braga
Garantindo presença na grande final, Pablo Silva passou por Daniel Beleza por 3x1 nas vantagens. Do outro lado, seu companheiro de equipe, Samuel Braga, venceu Laércio Fernandes por 2x0.
Final
- Pablo Silva x Samuel Braga
Os atletas fecharam o peso para a equipe Gracie Barra, deixando a medalha de ouro para Pablo Silva. “É o meu primeiro ano, ele já é tricampeão, então resolveu me dar”, explica o campeão.
PENA: Rafa vence Cobrinha nas vantagens
Quartas-de-final
- Rubens Cobrinha x Thedoro Canal
- Mario Reis x Renan Borges
- Rafael Mendes x Ryan Hall
- Naoya x Denílson Pimenta
Primeiro a entrar em ação, o tetracampeão Rubens Cobrinha finalizou Theodoro Canal com uma perfeita omoplata. Ao chegar às costas, Mário Reis, que tinha Fabrício Werdum em seu corner, finalizou Renan Borges com um estrangulamento pelas costas e pega Cobrinha na semifinal. Diante do gringo Ryan Hall, Rafael Mendes avançou com 5x2 no placar. Último a se classificar, Denilson Pimenta elimina o japonês Naoya por 9x0 e encara Rafa na semi.
Semifinais
- Rubens Cobrinha x Mário Reis
- Rafael Mendes x Denílson Pimenta
Primeiro a entrar em ação, Cobrinha chegou rápido às costas de Mário Reis e, antes de ganhar os pontos, encaixou o estrangulamento e encerrou a luta. Na outra semi, Rafa raspou e passou a guarda de Denilson Pimenta (5x0), finalizando a luta com um estrangulamento pelas costas. O aguardado duelo entre Cobrinha e Rafa será na final.
Final
- Rubens Cobrinha x Rafael Mendes
Tetracampeão mundial no peso pena, Cobrinha encontrou com Rafael Mendes na final do peso pena, e ambos protagonizaram uma luta bastante movimentada. Com muitos ataques de pé, o placar e as vantagens não pararam um instante. Com 4x4 na pontuação, Rafa se deu melhor nas vantagens (5x3) e é o novo campeão dos penas. “Me sinto muito bem, é um sonho”, comemora Rafa, que impediu o pentacampeonato dele. “Essa é a quarta vez que ganho dele, e a estratégia sempre foi finalizar. Pra mim não existe talento, o que existe é treinamento”.
LEVE: Langhi fatura o bicampeonato sobre Celsinho
Quartas-de-final
- Gilbert Durinho x Jonathan Torres
- Michael Langhi x Rafael Barbosa
- Bruno Frazatto x Celsinho Vinicius
- Lucas Lepri x Augusto Tanquinho
Atual campeão da categoria, Michael Langhi passou por Rafeal Formiga numa luta bastante dura. Após empate em 2x2, a classificação veio por uma vantagem, conseguida por encaixar o triângulo. Em luta duríssima, Gilbert Durinho empatou com o gringo Jonathan Torres, mas levou a melhor na decisão dos juízes. Celsinho Venícius empata com Bruno Frazatto em pontos e vantagens (0x0), mas leva na decisão dos juízes. Em luta bastante movimentada, Lucas Lepri anotou 6x0 e vai à semifinal após eliminar Augusto Tanquinho.
Semifinais
- Gilbert Durinho x Michael Langhi
- Celsinho Venícius x Lucas Lepri
Numa luta duríssima, Langhi começou saindo na frente com 2x0 no placar, mas Durinho reagiu e conseguiu uma queda, empatando o placar, e virando com uma raspagem, mas Langhi logo empatou a peleja novamente (4x4). O finalista saiu nas vantagens, com 2x1 para Langhi. Do outro lado, mais uma luta apertada. Decidida nos últimos segundos, quem avança é Celsinho Venícius.
Final
- Michael Langhi x Celsinho Venícius
Num duelo bastante disputado, o atual campeão mundial Michael Langhi superou Celsinho Venícius na decisão dos juízes, após os 10 minutos de luta sem pontos ou vantagens para ambos os lados. Langhi fatura o bicampeonato consecutivo no peso.
MÉDIO: Marcelinho é tetra na Califórnia
Quartas-de-final
- Murilo Santana x Marcelinho Garcia
- Kayron Gracie x Bill Cooper
- Claudio Calasans x Lucas Leite
- Sérgio Moraes x Kron Gracie
Primeiro a entrar em ação, Marcelinho Garcia e Murilo Santana começaram o duelo de maneira disputada, mas Marcelinho embalou e garantiu a vaga na semi com 8x2 no placar. Destaque do Pan, Kayron Gracie venceu Bill Cooper nas vantagens (4x2). Com direito a Rickson Gracie e Fábio Gurgel nos corners, Kron e Serginho empataram em 4x4, e uma vantagem nos 10 segundos finais deu a vitória ao atleta da Alliance. Campeão mundial em 2007, Lucas Leite caiu diante de Cláudio Calasans, que avança com 2x0 no placar e encara Sérgio Moraes na semi.
Semifinais
- Marcelinho Garcia x Kayron Gracie
- Sérgio Moraes x Cláudio Calasans
Atual campeão da categoria, Marcelinho Garcia eliminou o último dos Gracies no peso médio, Kayron, com 5x0 no placar. Numa disputa bastante amarrada e cheia de punições, Calasans empatou com Sérgio Moraes em 2x2, mas fica com a vaga na decisão dos juízes e impede nova dobradinha da Alliance.
Final
- Marcelinho Garcia x Cláudio Calasans
Atual campeão dos médios, Marcelinho Garcia teve um duro desafio contra Cláudio Calasans, campeão peso e absoluto do Mundial Profissional. “Não foi uma das lutas mais fáceis”, brincou o tetracampeão, que passou por um sufoco nos segundos finais, quando Calasans foi para o tudo ou nada. “Estou acostumado com isso, quando o cara vem com tudo... Vocês viram como me defendi... Eu não tenho muita estratégia, apenas coloquei no tatame tudo o que treinei”, finalizou Marcelinho.
MEIO-PESADO: Tarsis ataca o joelho e vence
Quartas-de-final
- Eduardo Telles x Otavio Souza
- Tarsis Humphreys x Nivaldo Oliveira
- Guto Campos x Fabiano Souza
- Rômulo Barral x Diego Herzog
Diante do vice-campeão brasileiro, Tarsis Humphreys suou para conseguir a vitória. Com uma vantagem conseguida nos últimos segundos, o atleta da Alliance empatou o placar com Nivaldo Oliveira em 2x2 nas vantagens e venceu na decisão dos juízes. Numa luta de 20 pontos, Eduardo Telles e Otávio Souza empataram, mas Telles avança com uma vantagem. Com um show de raspagens, Guto Campos e Fabiano Souza empataram em 8x8, com 1x1 nas vantagens, e a decisão foi para Guto. A caminho da semi, o atual campeão Rômulo Barral anota 16x2 antes de finalizar Diego Herzog com um estrangulamento.
Semifinais
- Tarsis Humphreys x Eduardo Telles
- Guto Campos x Rômulo Barral
Assim como em 2009, Tarsis Humphreys está na final do peso. A vaga na decisão veio com uma vitória sobre Eduardo Telles, por 2x0. Na outra semifinal, Barral pegou Guto Campos num estrangulamento da meia guarda e segue em busca do tricampeonato.
Final
- Tarsis Humphreys x Rômulo Barral
Tarsis e Barral, reeditando a final do peso em 2009, entraram em ação pelo ouro neste ano, mas o resultado foi diferente. Ao atacar a perna do atual campeão, Tarsis Humphreys viu Barral desistir devido a uma lesão no joelho. “Minha estratégia era puxar o Rômulo para a guarda e tentar colocar um jogo ofensivo. A guarda do Rômulo era difícil de passar”, comentou o novo campeão.
PESADO: Bernardo raspa Xande e chora com o ouro
Quartas-de-final
- Xande Ribeiro x Leo Nogueira
- Alexandre de Souza x Rodrigo Pinheiro
- Bernardo Faria x Adriano Maciel
- Rafael Lovato x João Assis
Em busca do inédito pentacampeonato, Xande Ribeiro passou por Leo Nogueira por 4x2 nos pontos, além de 3x0 nas vantagens. Peso e absoluto do Pan, Bernardo Faria anotou 13x0 no placar contra Adriano Maciel antes de finalizar com um estrangulamento da montada. Do outro lado, Alexandre de Souza faz 2x0 em Rodrigo Pinheiro e avança. Com 2x1 no placar, Rafael Lovato avança e pega Bernardo na semi.
Semifinais
- Xande Ribeiro x Alexandre de Souza
- Bernardo Faria x Rafael Lovato
Com um triângulo, Xande Ribeiro derrota Alexandre de Souza e vai a mais uma final de Mundial, de olho no inédito pentacampeonato. Grande destaque do Pan-Americano, Bernardo Faria estava perdendo para Rafael Lovato nas vantagens (3x2), mas conseguiu a raspagem e a vaga na final, contra Xande.
Final
- Xande Ribeiro x Bernardo Faria
2010 é mesmo um ano especial para Bernardo Faria. Após brilhar no Europeu, Pan-Americano e Brasileiro, o atleta da Alliance impediu o pentacampeonato de Xande Ribeiro no peso, faturando o inédito título com uma raspagem (2x0). “Esse é o melhor dia da minha vida... Sempre sonhei com esse dia”, comemora Bernardo, que chorou bastante após a conquista.
SUPER-PESADO: Roger fatura o hepta no peso
Quartas-de-final
- Roger Gracie x Walter Vidal
- Bruno Bastos x Felipe Facces
- Ricardo Demente x Augusto Ferrari
- Roberto Alencar x Marcel Fortuna
Repetindo o que fez bastante em 2009, Roger Gracie passa a guarda, monta e finaliza Walter Vidal com um estrangulamento da montada. Em seguida, Bruno Bastos passou por Felipe Facces (2x0) e se credenciou à semifinal contra Roger. Vice em 2009, Demente começou arrasador sobre Augusto Ferrari, abrindo sete pontos em 40 segundos. Com 10x0 no placar, Demente finaliza e vai à semifinal. O último a avançar é Roberto Tussa, que empatou em 2x2 com Marcel Fortuna, mas segue graças às vantagens (3x0).
Semifinais
- Roger Gracie x Bruno Bastos
- Ricardo Demente x Roberto Alencar
Roger sofreu seus primeiros pontos na semifinal contra Bruno Bastos, que aplicou uma queda logo no começo (2x0). Para dar o troco, Roger aplicou uma queda e foi às costas de Bruno (6x2), finalizando e garantindo presença na final. Em pouco mais de três minutos, Demente abre 5x0 contra Tussa e finaliza com um estrangulamento norte-sul. Assim como em 2009, ele faz a final do peso contra Roger.
Final
- Roger Gracie x Ricardo Demente
Roger saiu atrás no placar contra o perigoso Ricardo Demente (2x0), mas impôs seu perigoso jogo e partiu para cima do oponente, anotando 13x2 e buscando a finalização o tempo todo. No fim, vitória por pontos e o sétimo título na categoria. “Não tem segredo.. É dedicação, acreditar em si e ter objetivos”, sintetizou Roger.
PESADÍSSIMO: Cavaca ataca pés e leva o ouro
Quartas-de-final
- Gabriel Vella x Roberto Abreu
- Braga Neto x Ricardo Corleta
- Antonio Peinado x Michael Wilson
- Rodrigo Cavaca x Márcio Pé de Pano
Numa atuação perfeita, Rodrigo Cavaca precisou de poucos segundos para finalizar o experiente Pé de Pano com um justo triângulo e avançar para a semifinal. Em seguida, Peinado anota 7x0 e bate Michael Wilson. Numa grande luta, Vella e Ciborg reeditaram o confronto que aconteceu ontem no absoluto, e novamente Ciborg se deu bem, pegando as costas e montando para eliminar o atual campeão mundial (8x0). Braga Neto abre 2x0 e finaliza Corleta no pé.
Semifinais
- Rodrigo Cavaca x Antônio Peinado
- Roberto Abreu x Braga Neto
Cavaca segue impressionando na Califórnia. A vítima na semifinal foi Antonio Peinado, o Batista, que bateu numa justa chave de pé. Roberto Ciborg fica com a outra vaga na finalíssima. O faixa-preta estava perdendo de 6x0 para Braga Neto, mas, a 23 segundos do fim, encaixou um triângulo e segue na disputa.
Final
- Rodrigo Cavaca x Roberto Abreu
Assim como na semifinal, quando finalizou Peinado na chave de pé, Cavaca usou a mesma estratégia na final contra Ciborg: e deu certo. Travando o oponente com um triângulo, Cavaca atacou o pé e finalizou para se tornar campeão pesadíssimo. “Estou me sentindo bem demais, era o único título que eu não tinha. Eu fiz sete lutas e finalizei seis, só perdi para o Roger (no absoluto)”, comemora Cavaca, o único a finalizar nas finais da faixa-preta masculino. “Das seis lutas que finalizei, cinco foram nessa posição”.
FEMININO
ABSOLUTO: Alliance domina o absoluto
No absoluto, Luanna Alzuguir e Gabrielle Garcia fecharam para a Alliance, e o ouro vai para Luanna. “Nós treinamos juntas e, como viemos lutando e fechando vários campeonatos, como o Pan, foi só na conversa. O Pan ficou com uma e o Mundial fica pra outra, mas o importante é que a Alliance fechou”, explica Luanna.
PLUMA: Letícia Ribeiro é penta na Califórnia
Grande favorita no peso pluma, Letícia Ribeiro passeou sobre sua primeira adversária, anotando 10x0 no placar antes de finalizar com um arm-lock. Na semifinal, a oponente não compareceu à área de luta e a faixa-preta está garantida na final, contra Sofia Amarante da, South Florida.
Final: Letícia Ribeiro x Sofia Amarante
Grande favorita ao título, Letícia Ribeiro fez valer as apostas e garantiu seu pentacampeonato sobre Sofia com 6x0 no placar. Será que ela volta para o hexa em 2011? “Treino forte todo dia desde que comecei minha carreira no Jiu-Jitsu, então os resultados vêm”, disse a campeã.
PENA: Bianca bate amiga na final
Após vencer Tove Sodersten na sua primeira luta, Bianca Barreto voltou com tudo ao tatame e garantiu vaga na final ao bater Michelle Tavares por 4x2 na semifinal. Sua adversária na final será Fabiana Borges, companheira de equipe na Gracie Barra. Será que vai rolar final?
Final: Bianca Barreto x Fabiana Borges
Representantes da Gracie Barra, Bianca e Fabiana decidiram lutar a final. Com uma passagem, Bianca superou a companheira e faturou o título no peso.
LEVE: Kyra vinga derrota e fatura o tetra
Semifinalista do absoluto, Beatriz Mesquita não teve problemas para finalizar Kelley Weatherfor em sua primeira luta no peso com um arm-lock da guarda, se garantindo na semifinal contra Luanna Alzuguir, que ficou de baia. Após cair no absoluto, Kyra Gracie começou bem no peso, finalizando Renata Lopes com um arm-lock. Em luta duríssima, Luanna Alzuguir eliminou Bia Mesquita com uma raspagem (2x0) e se garantiu na final contra Kyra Gracie, reeditando a final do ano passado.
Final: Luanna Alzuguir x Kyra Gracie
Kyra e Luanna fizeram uma final bastante dura, com ambas as atletas tentando chegar à guarda da oponente, e o tempo acabou com o empate nas vantagens (1x1). Na decisão, vitória para a Gracie, que leva o tetracampeonato. “Treino muito para isso. Ela tem uma guarda muito boa, lutamos cinco vezes e sabia que hoje era o meu dia. Sempre quero vencer com finalizações, mas o nível do Mundial é muito alto”, comentou Kyra.
MÉDIO: Hillary Willians leva o ouro para os EUA
Com apenas uma luta, Caroline de Lazze se credenciou à disputa da grande final. Anotando 14x2 no placar contra Emily Kwok-Hurtad, a atleta da Emirates Team fará a final do peso médio contra Hillary Willians, que pegou as costas de Debi Ahuja, vencendo por 4x0.
Final: Carol de Lazze x Hillary Willians
Assim como na disputa dos pesos leves, a final terminou empatada em 0x0 nos pontos e 1x1 nas vantagens, deixando a vitória na decisão dos juízes. No final, vitória da faixa-marrom Hillary Willians. “Meu Deus, ela é forte”, desabafou a campeã após a vitória. Já lutei com ela no Mundial Profissional e ela é muito dura, mal sinto as minhas mãos agora. Ela é boa em tudo, mas eu consegui dessa vez”, comemora.
MEIO-PESADO: Michelle fatura o título nas vantagens
Entrando de baia na categoria, Michelle Nicolini não deu chances a Fernanda Mazelli e garantiu presença na final da categoria ao finalizar com uma chave de pé. Do outro lado, Penny Thomas fez valer o favoritismo e, após bater Valerie Worthingt na primeira luta, finalizou na semifinal e fará a grande luta do peso contra Michelle.
Final: Michelle Nicolini x Penny Thomas
Lutando numa categoria muito acima do seu peso, Michelle Nicolini, que já foi campeã de peso pluma, fez uma luta dura contra Penny Thomas no meio-pesado, e ficou com o título nas vantagens (3x2). “Não é o meu peso normal, mas decidi me arriscar e consegui... Vou fazer um churrasco com os meus amigos da Checkmat... Quero agradecer ao meu mestre Leozinho Vieira, que não conseguiu vir”, comemora a faixa-preta.
PESADO: Gabi faz 7x0 e fatura o título
Após fechar o absoluto feminino com a amiga Luanna Alzuguir, a faixa-marrom Gabi Garcia garantiu vaga na final do peso pesado ao bater Tammy Grieco por 3x0, com uma passagem de guarda. Sua adversária será Katrina Weilbache, que anotou 7x2 no placar contra Luciana Dias.
Final: Gabrielle Garcia x Katrina Weilbache
Numa final bastante amarrada, a faixa-marrom Gabi Garcia conseguiu abrir 7x0 (2x1 nas vantagens) no placar contra Katrina e ficou com o título. “Estou me sentindo muito feliz. Consegui fazer um trabalho completo esse ano, ganhando o pan peso e absoluto do Pan-Americano, Mundial e Mundial Profissional”, festeja, querendo mais. “Quero continuar treinando cada vez mais, tem muita adversária difícil aí... E quero buscar o tricampeonato no peso pesado”, finalizou.
Equipe Mineirinho de Jiu Jitsu
Nenhum comentário:
Postar um comentário