Seguidores

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cosmo Alexandre pronto para o MMA


Por Erik Engelhart

Fotos Erik Engelhart


Cosmo Alexandre é campeão mundial de Muay Thai (WPMF) e do mais importante evento da Tailândia, o Kings Cup. Atualmente, o casca-grossa tem contrato com o It’s Show Time, onde é o detentor do cinturão na categoria até 77kg. A TATAME invadiu o CT Memorial Arena, em Santos, onde Cosmo treina com atletas como Fábio Maldonado, Marcelo Nigue, Alan Fróes e Diego Sebastião, e trocou uma ideia com um dos maiores strikers do mundo. O lutador falou sobre como trocou o futebol profissional pelo Muay Thai, sobre suas experiências na Tailândia e disse que o verdadeiro Muay Thai de raiz está em falta no Brasil. Cosmo comentou seus treinos com Melvin Manhoef e Badr Hari, falou sobre sua evolução na arte suave e se declarou preparado para estrear no MMA. Confira abaixo a entrevista com o casca-grossa e uma galeria de fotos do seu treino com Diego Sebastião.

Como o Muay Thai surgiu em sua vida?

Eu era jogador profissional de futebol até os dezenove anos. Joguei no Internacional de Bebedouro, no Portuário de Santos, na Ferroviária de Araraquara e eu era goleiro. Eu precisava de alguma coisa para me ajudar no alongamento e fui procurar alguma luta e acabei achando o Muay Thai, que é o mais completo. Agora estou com 28, comecei meio tarde e tive que correr atrás do tempo perdido, mas por outro lado, como eu sempre fui atleta, ficou mais fácil, pois não estava paradão quando eu comecei. Me inspirei no Marcos Rodrigues, o cara treinava muito, e treinava sozinho pois não tinha com quem treinar, e me espelho nele porque teve um tempo que eu fiquei treinando sozinho sem treinador.

Como está o seu cartel hoje?

Tenho cinquenta lutas, 38 vitórias, um empate e 11 derrotas.

Como foram suas experiências na Tailândia?

Eu prefiro muito mais lutar o Muay Thai tradicional do que o K-1, então para mim foi um sonho realizado. Realmente, lá eu pude fazer o que eu gosto, porque as regras de Muay Thai só são seguidas na Tailândia mesmo.

Qual a diferença entre as regras daqui e as da Tailândia?

A pontuação de chute conta mais do que a de socos, a joelhada também conta mais do que os socos, lá para eles ensinarem a regra eles me explicaram que o que machuca mais é o que conta mais pontos, então chute no corpo, joelhada no corpo valem mais, apenas um knockdown é valorizado, quem estiver chutando mais e aplicando mais joelhadas ganha a luta.

O K-1 restringe o Muay Thai com suas regras?

Também, mas hoje em dia o K-1 te dá mais status, mas eu estou satisfeito com o It’s Show Time, tenho contrato com eles e sou o atual campeão até 77kg. Costumo lutar nesse peso, mas prefiro lutar de 72,5kg, peso de minha última luta. Luto de 72kg, 75kg, 77kg, o que aparecer, então estou tranqüilo lá. No K-1 só tem até 70kg e eles te pagam dois meses depois e você não pode lutar em outro lugar, então fica complicado, né?

Estou sabendo que você pretende estrear no MMA... Como está sua preparação?

Estou treinando Jiu-Jitsu direto com o Marcelo Nigue, hoje em dia estou treinando mais chão do que Muay Thai. Eu lutei faz umas três semanas e quando voltei foquei totalmente no Jiu-Jitsu, mas essa semana eu começo a treinar Muay Thai e estou muito bem preparado, só esperando a oportunidade.

Qual seu maior sonho?

Antes era ser campeão mundial de Muay Thai e graças a Deus eu fui, daí fui campeão do S1, que é o maior evento de Muay Thai da Tailândia, agora começando no MMA quero que minha carreira seja parecida com a do Muay Thai, e se hoje em dia o maior evento de MMA é o UFC.. Eu quero ser campeão do UFC.

Quais atletas você admira no MMA?

O Anderson (Silva), que está muito a frente dos caras, ele é sinistro; o José Aldo, que é como se fosse um Anderson na categoria até 65kg; e o Minotauro que é um guerreirão, mas o cara é o Fedor...

Como você vê o Muay Thai praticado no Brasil?

Em relação às regras do K-1 está melhorando bastante, mas o Muay Thai verdadeiro, raiz está em falta. Tem algumas confederações por aí que dizem que é Muay Thai, mas não é, e eu posso falar porque eu morei um ano na Tailândia e todo ano eu vou uma duas ou três vezes e eu não fui lá a passeio eu vivi o Muay Thai, então eu posso falar que nenhuma dessas confederações está dando conta. Eles não sabem nem o que é Muay Thai, é tudo farsa e eu não me filio a nenhuma. Elas não tem regras de Muay Thai, não quero citar nomes. No Brasil não tem eventos e quando tem, na hora do Muay Thai você tem que lutar K-1. Eu morei seis meses na Holanda e ninguém fala que treina Muay Thai e sim KickBoxing. No Brasil, se você fala que faz KickBoxing o pessoal acha ruim e diz que treina Muay Thai.

Por que isso, você acha que o nome Muay Thai vende mais no Brasil?

Com certeza, o nome KickBoxing parece que ficou meio atrasado, do pessoal mais da antiga, agora o Muay Thai soa mais agressivo.

Com quem você treina?

Treino com o Diego Sebastião em Santos e como eu fiquei um tempo na Tailândia ele me passou uns vídeos e eu fiquei treinando de lá, só que aqui eu consigo treinar mais a mão o que vai ser importante para mim no MMA.

Tem alguma luta marcada?

Tenho no it’s Show time, em setembro, outubro e novembro, mas não sei quando vai ser ainda, pois eles sabem que eu luto em qualquer peso. Sei que no dia 12 de setembro até 77kg em Amsterdã sou eu. Já defendi o cinturão uma vez com trinta segundos de luta na Hungria, cortei a cabeça do adversário e acabou a luta. Não sei onde vai ser em outubro, mas em novembro é na Grécia e eu devo pegar o Petrosian, que é o campeão do K-1. Ele vai ser um cara difícil porque é um cara que luta o Muay Thai, é só olhar o estilo dele, e ele se adaptou bem à regra.

Quando engrenar no MMA pretende deixar de competir no Muay Thai?

Não, eu posso lutar nos dois igual ao Melvin Manhoef, que treina comigo na Holanda na Max Gym, ele luta MMA e K-1. O Melvin na hora do sparring é mais tranquilo, mas com o Badr Hari não tem conversa não, ele senta a mão. Vamos ver como vai ser no MMA... Eu estava conversando com o Nigue e não quero fazer anti-jogo, quero ficar bom no Jiu-Jitsu. Comecei em fevereiro apenas, mas quero aprender para finalizar, ter um jogo bom de chão também.






























Equipe Mineirinho de Jiu Jitsu

Nenhum comentário:

Postar um comentário