Seguidores

terça-feira, 25 de maio de 2010

Hugo Pessanha supera judoca russo e leva o ouro no Grand Slam do Rio

Brasil ainda conquista a medalha de prata com a judoca Maria Suelen e o bronze com Leandro Guilheiro, Flávio Canto e Mayra Aguiar

Por Lucas Loos Rio de Janeiro

Se o primeiro dia do Grand Slam de Judô não foi dos melhores, o último foi de muita festa para a torcida brasileira. Neste domingo, no ginásio do Maracanãzinho, Hugo Pessanha superou o vice líder do ranking, o russo Kirill Denisov, e levou o ouro na categoria até 90kg. Os cariocas ainda viram a medalha de prata de Maria Suelen e o bronze conquistado pelos judocas Leandro Guilheiro, Flávio Canto e Mayra Aguiar.

Judô hugo pessanha  durante o Grand Slam Rio de JaneiroHugo Pessanha comemora a vitória. Judoca leva o Brasil para o alto do pódio (Foto: agência Reuters)

Em sua estreia na competição, Hugo Pessanha passou pelo argentino Hector Campos com um ippon logo no início da luta. Em seguida, bateu o italiano Walter Facente e o sueco Marcus Nyman. Na semifinal, logo com dois minutos de luta, o judoca - sétimo colocado do ranking - encaixou um belo ippon no japonês Daiki Nishiyama e avançou à decisão, para vibração da torcida que estava no Maracanãzinho.

Contra o russo Kirill Denisov, o brasileiro não se intimidou e encaixou um wazari logo no início do duelo. Em seguida, sem fugir da luta, conseguiu aplicar um ippon no último segundo e levou o primeiro ouro brasileiro na etapa carioca do Grand Slam.

Outra judoca do Brasil na decisão, Maria Suelen - 29ª colocada no ranking - não se abalou com o tamanho da polonesa Urszula Sadkowska, no duelo das semifinal, e aplicou dois wazaris na parte final da luta. Com a vantagem, só administrou a vantagem para avançar à final.

Na briga pelo ouro, no entanto, a brasileira foi derrotada pela líder do ranking da categoria até 78 kg, a eslovaca Lucija Polavder. Apesar do apoio da torcida, a Maria sofreu um ippon no início da luta e deu adeus ao sonho de conquistar o ouro no Rio de Janeiro.

Mais três medalhas completam a festa dos cariocas

Judô Flavio canto durante o Grand Slam Rio de Janeiro Flávio Canto fica com a medalha de bronze
(Foto: Daniel Zappe / FOTOCOM.NET)

A chance de uma final entre brasileiros no Grand Slam do Rio caiu por terra com as derrotas de Flávio Canto e Leandro Guilheiro nas semifinais da categoria até 81kg. Os judocas ganharam suas lutas na parte da manhã, mas caíram nas semifinais e tiveram que se contentar com o bronze.

Após passar pelo português Diogo Lima na estreia e pelo italiano Antonio Ciano nas oitavas, Guilheiro derrotou o japonês Masahiro Takamatsu para alcançar a semifinal. Na sequência, no entanto, caiu diante do holandês Guillaume Elmont e levou o bronze. Já Flávio Canto, 14º colocado do ranking, começou muito bem e alcançou as semifinais ao bater, por ippon, o georgiano David Kevkhishvili. Mas perdeu a chance de garantir uma vaga na decisão ao perder para o croata Tomislav Marijanovic, também por ippon.

- De manhã entrei muito bem, muito concentrado. Mas de tarde não teve jeito, foi tudo muito rápido. O terceiro lugar em um Grand Slam é um grande resultado, mas, pelo que lutei mais cedo e por estar em casa, fico um pouco frustrado - disse Canto.

Os outros dois brasileiros que entraram nos tatames pela categoria perderam logo na luta de estreia. Elias Nacif foi batido pelo japonês Mahiro Takamatsu, enquanto Guilherme Luna foi eliminado pelo argentino Emmanuel Lucenti. Segundo colocado no ranking, o russo Ivan Nifontov caiu nas oitavas de final para o húngaro Laszio Csoknyai.

Judô Mayra aguiar  durante o Grand Slam Rio de Janeiro Mayra perde para a japonesa Daiki Nishiyama
(Foto: Daniel Zappe / FOTOCOM.NET)

Após vencer a chinesa Meiling Zhang na estreia, a gaúcha Mayra Aguiar superou a líder do ranking, a francesa Celine Lebrun, nas quartas de final e avançou para as semis. Diante da japonesa Daiki Nishiyama, a brasileira - 15ª da lista - não resistiu e ficou com a medalha de bronze.

- O problema foi que me atrapalhei um pouco com a pegada. Faltou um pouco de experiência também. O meu objetivo era conquistar o ouro, mas é positivo somar pontos para as Olimpíadas - comentou Mayra, que, após quase um ano se recuperando de uma séria lesão no joelho, voltou a competir em setembro do ano passado.

Sem representantes brasileiros nas semifinais da categoria até 100kg, Leonardo Leite e Luciano Correa foram os atletas da casa que chegaram mais longe, sendo eliminados nas quartas de final. Já o medalhista olímpico Carlos Honorato caiu na sua primeira luta ao perder para o russo Tagir Khaybulaev, décimo do ranking.

Único brasileiro a ganhar medalha ouro na edição de 2009, Daniel Hernandes foi derrotado pelo japonês Kazuhiko Takahashi nas quartas de final e teve que se contentar com a quinta colocação na categoria acima de 100kg na competição carioca. Até 70kg, o melhor resultado do Brasil foi o da judoca Maria Portela, que caiu nas quartas e ficou com a quinta colocação.

Equipe Mineirinho de Jiu Jitsu

Nenhum comentário:

Postar um comentário