Seguidores

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cunha apresenta nova promessa do MMA


Por Guilherme Cruz

Fotos arquivo pessoal


Um dos maiores treinadores de Muay Thai do Brasil, Sérgio Cunha está com bastante trabalho nos Estados Unidos. Ajudando na preparação de novas promessas do MMA americano, Cunha bateu um papo com a TATAME sobre seus pupilos, apresentando uma nova promessa do MMA feminino. “Shana Olsen é uma garota de projeto. Ela quer ser a melhor do mundo e provavelmente vai ser. Ela não era ninguém e passou a ser a melhor garota do estado”, revela Cunha, que comentou a vitória de Maurício Shogun sobre Lyoto Machida, se tornando o novo campeão do UFC. “Um campeão tem que estar preparado e ir pra dentro para vencer a luta. Não tem que respeitar mesmo, tem que lutar muito e ir pra dentro. Quando eles entram lá na jaula, tem que ir para nocautear mesmo e ir pra galera. Assisti de casa, vibrei, fiquei muito feliz”, comemora Cunha. Confira abaixo a entrevista exclusiva com o treinador e o vídeo da última luta de Shana, quando derrotou Yoko Takahashi.

Como está a correria aí nos Estados Unidos?

Não pode parar... Sexta feira eu tenho oito atletas lutando no mesmo card em um evento que vai contar com boa parte do meu time. Sábado eu tenho um lutador fazendo uma luta de Boxe e outro lutador lutando MMA em outro lugar. Então, só nesse final de semana, entre sexta e sábado, são dez atletas meus em ação.

Como você está vendo o crescimento da equipe nos Estados Unidos?

Está muito grande, é só ver o número de lutas que a gente está fez no último mês. É uma coisa sensacional mesmo, muita luta, todo final de semana tem. A demanda está tão grande que os eventos começaram a acontecer quinta e sexta porque para junho e julho praticamente todos os sábados já tem luta. Então os promotores desses eventos estão começando a puxar as lutas para quinta e sexta. É uma loucura! A gente reveza os atletas. Tem dez atletas que vão lutar nesse final de semana, aí já no começo de junho tem outra leva, e assim vai de dez em dez, seis em seis. Então, em um período de três semanas você tem um total de 20, 26 atletas lutando. O crescimento do esporte está fantástico.

Os últimos camps que você fez foram com o Brett Rogers, para a luta contra o Fedor Emelianenko, o Shogun para a luta contra o Chuck Liddell, e o BJ Penn... Com quais grandes nomes você tem trabalhado?

Já tem um tempo que eu fiz meu último camp, que foi com uma garota chamada Shana Olsen, e o trabalho foi de seis meses, pois ela é uma garota de projeto. Ela quer ser a melhor do mundo e provavelmente vai ser. Ela não era ninguém e passou a ser a melhor garota do estado. Lutou no mesmo card que lutou o Travis Wiuff, inclusive eu fui corner dele. No mesmo evento ela lutou contra a Yoko Takahashi e assumiu a oitava posição do ranking mundial até 145 pounds, então estamos trazendo, esse ano ou no ano que vem, ela pro Strikeforce e, se Deus quiser, no futuro lutando pelo cinturão com quem quer que seja a campeã. O camp mais forte que eu fiz nesses últimos tempos foi o dessa menina. A minha garota ganhou dela nos pontos em uma luta sensacional no CFX, evento que vocês até noticiaram aí no site. Fora ela, tem também o Travis Reddinger, que é o 135 pounds que está lutando agora e vai lutar logo no Bellator, já tá com tudo se encaminhando. É uma equipe muito grande, tem vários atletas, dois garotos que estão na reta final para irem para a casa do Ultimate Fighter, já foram selecionados, então está tudo correndo bem.

Como você veria uma luta entre a Shana Olsen, que está invicta com quatro lutas (assista abaixo a última vitória da casca-grossa) e a Cris Cyborg, que é a atual campeã do Strikeforce?

Um lutão. A minha garota é nova, ela ainda tem poucas lutas. A gente já teve proposta do Strikeforce e não aceitamos... Eu quero que ela lute contra a Gina (Carano), vou treinar pra caramba e lutar contra ela, ir pra cima. Depois lutar pelo cinturão. Ela ainda vai disputar o cinturão do Strikeforce nessa categoria e eu acredito que ano que vem, daqui há oito meses precisamente, ela vai estar pronta para disputar o cinturão contra quem quer que seja.

Falando sobre o Shogun, que você conhece muito bem, você se surpreendeu com a rápida vitória dele sobre o Lyoto Machida?

Me surpreendi. Ele é muito talentoso, ele tem esse diferencial, um cara muito inteligente e estudioso da luta. Isso é uma coisa muito legal que a gente fez juntos também e ele continua fazendo isso, traçou uma estratégia. Dessa vez ele foi com tudo pra cima do Lyoto porque queria ganhar o cinturão e ganhou com o potencial dele. Explodiu, foi pra dentro, não tomou conhecimento, encaixou a primeira e encaixou por ter colocado a mão rápido e com velocidade, no tempo certo e caiu já batendo. Foi lá para finalizar a luta, não teve dúvidas. Ele não respeitou, como um campeão. Um campeão tem que estar preparado e ir pra dentro para vencer a luta. Não tem que respeitar mesmo, tem que lutar muito e ir pra dentro. Quando eles entram lá na jaula, tem que ir para nocautear mesmo e ir pra galera. Eu acredito que foi isso que ele fez. Assisti de casa, vibrei, fiquei muito feliz. No outro dia já conversei com ele também, dei meus parabéns para ele, para toda a equipe. Fico muito feliz de ver um atleta como ele, que teve os problemas que ele teve, as lesões que ele teve, conseguir se recuperar, dar a volta por cima e hoje ser o campeão do maior evento do mundo. Fico muito feliz de ter tido uma participação nessa volta dele.

Como você vê o Shogun “versão 2010” em possíveis revanches contra o Quinton Jackson e o Rogério Minotouro, lutas que ele venceu no Pride?

O único atleta que faz frente ao Shogun é o Rogério. O Rogério é o único atleta que pode fazer uma luta boa com o Shogun. Eu conheço o Rogério há muito tempo também e não sei o que vai acontecer. Acho que é a luta mais interessante da categoria. Se acontecer esse ano, é Shogun e Minotouro. Essa é a única luta que me interessa nessa categoria esse ano.

A expectativa é de mais uma grande luta como aquela do Pride, né?

É o que eu digo, e eu não saberia palpitar sobre quem sairia vencedor. Mas acho que os dois na categoria estão em uma rota de colisão. Vai ser a melhor luta da categoria esse ano. Na minha opinião, os dois vão passar por todo mundo e daqui a pouco vão se encontrar e vai ser uma luta até melhor que a primeira, com os dois mais maduros, mais experientes... Acho que vai ser um lutão.







Nenhum comentário:

Postar um comentário