Seguidores

sábado, 18 de dezembro de 2010

WEC se despede em noite histórica nos EUA


Por Guilherme Cruz

Foto Josh Hedges

O WEC 53, última edição do evento americano antes da fusão definitiva com o UFC, aconteceu na noite de hoje no Arizona, Estados Unidos, e entrou para a história do MMA. Além de definir o primeiro campeão peso pluma do UFC, o show contou com uma disputa eletrizante pelo cinturão dos leves do WEC, e o combate entre Ben Henderson e Anthony Pettis certamente entrará no Top 3 de melhores lutas de 2010.

Colocando o cinturão em jogo, Henderson começou agressivo, tomando conta do combate no primeiro assalto. Se sentindo à vontade a partir da segunda parcial, Pettis começou a controlar a luta e ditar o ritmo da peleja. Precisando reverter o panorama no quarto round, uma vez que estava em desvantagem na pontação, Henderson partiu para cima de forma agressiva, dando início a uma verdadeira guerra. Numa troca intensa de posições no chão e em pé, Henderson e Pettis quase finalizaram a luta com mata-leões e guilhotinas, mas quis o destino que o melhor ficaria para o quinto round.

Com boas joelhadas e golpes de direita, Pettis foi tomando conta da ação e sacramentando sua vitória, que quase veio num chute espetacular, digno de filmes hollywoodianos. Saltando e usando a grade como apoio, Pettis acertou um chute rodado em cheio no rosto de Henderson, que caiu quase apagado. O nocaute certamente faria parte da lista dos mais bonitos de todos os tempos, mas o queixo duro de Henderson impediu o feito. Na decisão dos juízes, porém, Ben nada pode fazer, a não ser ver seu cinturão passar para as mãos de Anthony Pettis, que agora espera pelo vencedor de Frankie Edgar x Gray Maynard para disputar o título do UFC.

DOMINICK CRUZ ENTRA PARA A HISTÓRIA DO UFC

Dono de um cartel com 16 vitórias e apenas uma derrota, Dominick Cruz era o número um dos pesos plumas no MMA, mas o título do WEC não dava tanta mídia para o americano. Com a fusão do evento com o UFC, Dominick disputou com Scott Jorgensen de olho nos cinturões do WEC e UFC, e a vitória veio em uma atuação impecável. Dominando os 25 minutos de luta, seja na trocação ou no ground and pound, Cruz defendeu o cinturão do WEC e entrou para a história como o primeiro campeão peso pluma do UFC.

BARÃO E MARAJÓ DÃO SHOW NO WEC

Representantes brasileiros no último WEC da história, Renan Barão e Yuri Marajó abriram o show em grande estilo, mantendo a tradição do evento em lutas emocionantes. O primeiro a entrar em ação foi Barão, que precisou de apenas três minutos e 47 segundos para finalizar Chris Cariaso com um mata-leão. Na luta seguinte, Yuri foi 21 segundos mais rápido para nocautear Ricardo Lamas, estreando com o pé direito no show.

Os rápidos confrontos seguiram no card preliminar, com Danny Castillo nocauteando Will Kerr em apenas 85 segundos. No combate seguinte, Eddie Wineland colocou Ken Stone para dormir com um bate-estaca a dois minutos e 11 segundos da etapa inicial. O golpe deixou Stone desacordado por vários minutos na jaula, deixando o público local apreensivo. Fechando as preliminares com chave de ouro, Shane Roller finalizou Jamie Varner com um mata-leão em pouco menos de quatro minutos.

RESULTADOS COMPLETOS:

WEC 53

Glendale, Arizona, Estados Unidos

Quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Card principal:

- Anthony Pettis derrotou Ben Henderson na decisão unânime dos juízes;

- Dominick Cruz derrotou Scott Jorgensen na decisão unânime dos juízes;

- Donald Cerrone finalizou Chris Horodecki com um triângulo a 2min43s do 2R;

- Kamal Shalorus derrotou Bart Palaszewski na decisão unânime dos juízes;

Card preliminar:

- Danny Downes derrotou Tiequan Zhang na decisão unânime dos juízes;

- Shane Roller finalizou Jamie Varner com um mata-leão a 3min55s do 1R;

- Brad Pickett derrotou Ivan Menjivar na decisão unânime dos juízes;

- Eddie Wineland nocauteou Ken Stone a 2min11s do 1R;

- Danny Castillo nocauteou Will Kerr a 1min25s do 1R;

- Yuri “Marajó” Alcântara nocauteou Ricardo Lamas a 3min26s do 1R;

- Renan Barão finalizou Chris Cariaso com um mata-leão a 3min47s do 1R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário