Seguidores

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Coach comenta treino de Pitbull para vitória


Fotos divulgação

Preparador físico de Thiago Pitbull, que venceu o americano John Howard na edição 124 do UFC, que aconteceu no último final de semana, Stéfane Dias festejou a vitória impecável do brasileiro, que dominou o combate na trocação, com boas quedas e um ground and pound agressivo.

“A luta do Pitbull foi ótima, ele conseguiu fazer exatamente tudo que foi planejado para essa luta: se movimentou bem, trocou de forma excelente, quedou na hora certa, defendeu a queda, trabalhou o ground and pound e ainda sobrou no gás... Ele está de parabéns”, elogia Stéfane, que comemorando o bom trabalho feito na ATT. “Graças a Deus conseguimos adaptar o treino para o seu jogo, visto que eu e o Katel Kubis começamos a trabalhar com Pitbull em dezembro do ano passado e tivemos um longo período e muitas dificuldades”.

Em e-mail enviado à TATAME, o preparador físico relembra as dificuldades encontradas pelo atleta, que não vencia um combate desde outubro de 2008. “Fizemos a sua primeira preparação, de 12 semanas, para a luta contra o Fitch, a qual acabou sendo cancelada devido a um problema no cérebro do Thiago, que foi constatado faltando dois dias para a luta, e isso mexeu muito com ele. Ele teve que passar por cirurgias no cérebro, esperar várias semanas se recuperando sem poder fazer sparring e preparação pesada, e num período curto de treino (7 semanas) tivemos que lutar com o Fitch de novo, que acabou lutando meio “amarrado” e ganhando”, comenta.

A segunda derrota para Fitch fez com que a equipe mudasse uma série de coisas no treinamento do lutador, que passou a adotar um novo ritmo de preparação. “Após essa luta, reunimos todos os coaches da ATT e montamos um programa novo de treinamento para o Thiago, que deu mais ênfase no Wrestling com o Kami Barzini, Jiu-Jitsu com o Parrumpinha, Muay Thai com o Katel, preparação física comigo e Juan Carlos Santana da IHP (centro terceirizado de preparação física dos atletas da ATT), e nas últimas quatro semanas de treino o Dolce veio para cá para cozinhar e cuidar da alimentação do Pit”, disse, dando uma atenção especial à balança e aos treinos de sparring.

“Uma das grandes diferenças dessa preparação foi o novo sistema de sparring que criamos na ATT. Duas vezes por semana, o Thiago fazia o aquecimento normal e entrava no cage para fazer uma luta de três rounds de cinco minutos com três adversários que ficavam descansando do lado de fora para entrar um em cada round, puxando o máximo possível dele. Inclusive trouxemos o atleta Luciano Macarrão, de Curitiba, para simular os movimentos do Howard”, conta Stéfane Dias, comentando a evolução de Thiago nos treinos de sparring.

“Nós coaches ficávamos do lado de fora dando as coordenadas para os dois lutadores de formas diferentes, como se fosse uma luta, e mentalizávamos a pontuação dos rounds para ver quantos o Pit ganhava... Ele descansava um pouco, de cinco a dez, e fazia mais uma luta de três rounds de cinco minutos, com um minuto de intervalo entre os rounds. No final de cada treino, sentávamos e fazíamos uma analise dos rounds, onde ele tinha que ganhar ao menos dois rounds em cada luta para se acostumar com a pontuação, estratégia, dosar o gás e etc... E isso foi feito por seis semanas seguidas. Nas últimas semanas de preparação ele já estava ganhando todos os seis rounds”, festeja.

Além da vitória de Pitbull, a American Top Team festejou o triunfo de Mark Bocek, que pegou Dustin Hazelett em um lindo triângulo e saiu do UFC 124 com o bolso mais cheio. “O resultado disso tudo fez com que a luta de sábado fosse perfeita para Pitbull, e toda nossa equipe ATT, que ainda contou com a bela vitória de Mark Bocek, arrecadando mais um prêmio de melhor finalização da noite”, comemora. Clique aqui para ver como foi o UFC 124.

Nenhum comentário:

Postar um comentário