Seguidores

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Rickson comanda seminário solidário no Rio


Por Eriik Engelhart

Foto Erik Engelhart

A comunidade do Jiu-Jitsu mostrou toda a sua força e capacidade de mobilização social nessa quarta-feira (19), no Rio de Janeiro. Liderados pelas lendas vivas da arte-suave, Rickson e Royler Gracie e também pelo medalhista olímpico de Judô, Flávio Canto, uma massa de amantes do esporte compareceu em peso a Escola de Educação Física do Exército, na Urca. Os três lutadores comandaram uma mega-seminário para centenas de pessoas, cuja entrada foi 5 kg de alimentos que serão doados as vítimas da catástrofe na região serrana do Rio. Foram arrecadados quase seis toneladas de alimentos em um evento histórico, repleto de personalidades da arte-suave, que comprovou que a força do Jiu-Jitsu transcende os tatames. Vale ressaltar o esforço da empresa Monks Sports e dos faixas-pretas Rodrigo Antunes e Marcelo Tetel que tiveram três dias para organizar o evento e fizeram história.

Em véspera de feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade, não poderia existir dia melhor para um gesto de solidariedade. Os cariocas vestiram seus quimonos e deram um espetáculo a parte, provando a capacidade da arte-suave como ferramenta social. Flávio Canto começou o espetáculo mostrando variações de uma posição. Em seguida veio Royler Gracie, que também mostrou um pouco de seus dotes e sua categoria no pano.

O ponto alto do seminário foi Rickson Gracie, que comandou a massa com autoridade, mostrou um pouco de seu Jiu-Jitsu invisível e ressaltou que o Jiu-Jitsu é mais do que um esporte, é acima de tudo uma eficiente ferramenta de defesa pessoal. “Com o Jiu-Jitsu você aprende a lidar com situações extremas com tranqüilidade, pois adquire uma zona de conforto”, comentou o Gracie.

O mega-seminário arrecadou quase seis vezes mais do que o previsto, que era de uma tonelada de alimentos e foi mais do que um ato de solidariedade para com as vítimas da serra carioca: serviu para reunir diversas escolas e mostrar a força e a união do Jiu-Jitsu, deixando no passado pequenas rixas que um dia alimentaram essa arte marcial. Um dia inesquecível para o Rio de Janeiro e para o Jiu-Jitsu! Clique aqui para ver fotos exclusivas do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário