Seguidores

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

15 especialistas analisam Anderson x Belfort


Por Guilherme Cruz

Foto Eduardo Ferreira

Faltam menos de 20 dias para o duelo entre Anderson Silva e Vitor Belfort, “luta do século” que é aguardada desde abril de 2010, data em que foi casada pela primeira vez. Aquecendo os motores para o combate, conversamos com 15 especialistas, em matéria que estampou a capa da Revista TATAME #177, e ouvimos suas previsões e análises para a disputa de cinturão no UFC. Confira abaixo o depoimento dos especialistas e fique ligado na TATAME para saber tudo sobre a luta, que acontece no dia 5 de fevereiro.

Paulo Borracha:

“Tecnicamente falando, não só pela quantidade de apresentações que vem fazendo, pelos sufocos que ele passou e deu a volta por cima dentro do octagon, o Anderson seria o vencedor. Mas o Vitor é um cara extremamente talentoso, voltou a ter aquelas mãos rápidas, mas tem poucas lutas em relação ao Anderson, que ultimamente está vindo com mais freqüência. O Vitor tem uma mão extremamente habilidosa e é um cara que tem mais chances de socar o Anderson com as mãos. É uma luta que tem tudo para se desenvolver em cima, não acredito que vá muito para o chão. Pelo que vem apresentando, o Anderson tem vantagem”

Roberto Gordo:

“Eu acho que vai ser uma luta muito dura, decidida no detalhe em pé. Eu acredito que, pelo tempo de inatividade que o Vitor está, o Anderson tem certa vantagem nisso... E só nisso. Eu acho que tecnicamente eles se equivalem, e a luta vai ser decidida no detalhe. O Anderson é mais versátil, tem mais volume, mas o Vitor tem um Boxe muito afiado também, com menos quantidade de golpes, mas com a qualidade muito boa também e é nocauteador. O Vitor tem essa vantagem: ele nocauteia, é perigoso. Eu arrisco o Anderson justamente porque o Vitor vem de uma lesão e está há muito tempo sem lutar”

Zé Mário Sperry:

“Vejo uma luta muito estudada, onde ambos estarão muito cautelosos no começo. Acredito que o Anderson leve vantagem pois está mais ativo. Contudo, o Vítor tem mãos rápidas e uma pegada muito forte. Acredito que o tempo fora dos ringues pode ser uma desvantagem para o Vítor, por isso daria certa vantagem para o Anderson”

Sérgio Cunha:

“Tem tudo para ser uma grande luta, pois envolve dois atletas completos e muito experientes, inclusive estive presente em vários momentos onde os dois treinavam juntos no passado na X-Gym, no Rio. Acredito que vai ser uma luta onde os atletas vão buscar muita tática e agressividade. O Anderson leva mais vantagem por ser uma atleta que vem do Muay Thai e tem grande envergadura e variação de golpes. Eu aposto todas as minhas fichas no Anderson. Sei que vai ser uma luta dura, pois o Vitor está mais maduro e em um bom momento, mas acredito na experiência do campeão”

Márcio Cromado:

“São dois brasileiros tops, estão mostrando porque estão no mercado até hoje, mas estamos vivendo na época do Anderson Silva. Ele tem tido um total domínio na categoria, não só da dele como na de cima também. Por mais que o Vitor tenha o melhor Boxe do MMA, o Anderson tem mais recursos e ferramentas pra anular o jogo dele. Eu acho que o Anderson ganha, mas vai ser um ‘lutaço’. O Vitor é um cara duro, excelente boxer, mas o Anderson tem se mostrado o cara”

Jair Lourenço:

“Ao contrário do que muitos pensam, acho que essa luta não será rápida. Acredito que os dois lutadores entrarão no octógono bem focados em seu plano estratégico, com o Anderson procurando mais a trocação e trabalhando muito na longa para a curta distância. No caso do Vítor, acredito que tentará explorar todas as áreas, trocando em pé e trabalhando mais com as mãos, e sempre atento para alguma oportunidade de levar a luta para o chão para pontuar nas quedas, já que em pé creio que seja uma tarefa mais difícil. Acho que o Anderson leva vantagem por ter mais armas em pé, porém o Vitor joga bem no contra golpe e, como tem um bom jogo de pernas, também sabe fazer bem o entra e sai na luta e, apesar de não usar muito chutes e joelhadas, é muito perigoso na média para curta distância, onde tem oportunidade de trabalhar mais o seu boxe. Aposto no Anderson, mas torço pelo Vitor (risos). Acho que o Anderson leva vantagem no quesito ritmo de luta, e é favorito a vencer por nocaute ou por pontos”

Paulo Nikolai:

“Vai ser uma luta muito técnica porque eles são canhotos. O Vitor tem um raio de ação que ele age com muita velocidade, mas o Anderson é um cara versátil, tem mecanismos que lutador nenhum tem. Tudo vai depender do início da luta. Se o Vitor se encontrar e gostar da luta, isso vai ser um perigo para o Anderson, mas se ele entrar errado logo no primeiro round isso vai complicar muito porque o Anderson vai impor um ritmo em cima do Vitor que, com certeza, pode levar o Anderson à vitória até por nocaute. Eu diria que nesse confronto está mais para uma vitória do Anderson do que do Vitor. Qualquer um que cometa um erro vai ter um problemas”

Amaury Bitetti:

“Os dois são técnicos, têm um jogo em pé muito bom e são explosivos. Vai ser uma luta boa de se ver, ainda mais que eles têm essa rivalidade. Em termos de vantagem, vai ser uma luta igual. Quem cansar primeiro vai entregar a luta, o gás vai definir. O Anderson tem coração. É imprevisível (risos). Os dois têm mão dura, o Vitor tem um talento do caramba, e o Anderson eu nem preciso falar”

Carlão Barreto:

“A guerra psicológica talvez seja o ponto diferencial desse combate. Aquele que conseguir trabalhar a sua mente melhor, toda a polêmica e tensão pré-luta... Tecnicamente, é uma luta que o Anderson leva uma vantagem pelo momento em que ele se encontra. O Anderson é um atleta mais adaptado à categoria, é o recordista no quadro do UFC. O Vitor ainda não lutou nessa categoria, visto que a última luta dele foi até 88kg contra o Rich Franklin. O Anderson tem uma vantagem por estar em um bom momento física e tecnicamente, está muito maduro como atleta. Porém, em uma luta entre dois gigantes do MMA, é muito difícil você fazer uma previsão. O Vitor é muito rápido e precisa trabalhar mais próximo do Anderson para trabalhar o seu Boxe. É uma luta de encher os olhos, difícil de prever. Aquele que não errar vai se sagrar vencedor”

Murilo Bustamante:

“Eu acho que vai ser um lutão. O Vitor é um grande lutador, um dos lutadores mais habilidosos que eu já treinei, e o Anderson está embalado nessa fase, mas está vindo de uma lesão. Eu acredito que o Anderson virá um pouco devagar. Eu acho o Anderson mais habilidoso, mas o Vitor bate muito forte. Eu acredito que o Anderson não vai parar muito na frente do Vitor, ele vai se mexer muito, tem capacidade de fazer bem nos rounds finais, porque eu acho que o Vitor deve ir bem nos primeiros rounds. A luta longa é a favor do Anderson, ele já provou que aguenta... Ele tem cabeça de campeão, e tem que ter fôlego para isso”

Dedé Pederneiras:

“Eu acho que vai ser uma luta dura para os dois. O Anderson tem vantagem por ser campeão, está mais tarimbado dentro da grade. Mesmo o Vitor já tendo lutado bastantes vezes, eu acho que o Anderson é o favorito. O Anderson hoje é um atleta muito completo. Não dizendo que o Vitor não seja, mas o Anderson, hoje, está mais preparado para uma luta dessa. Luta é luta, eu acho que é 50% de cada lado, mas hoje eu apostaria no Anderson”

Eugênio Tadeu:

“São dois caras com características muito diferentes. Os dois são strikers, gostam de trocar, só que o Anderson Silva gosta de chutar e o Vitor gosta de socar. É imprevisível. O Anderson está lutando bem mais que o Belfort, a verdade é essa. Ele está mais no pique, na batida das lutas, e o Vitor está há um tempo parado, mas é complicado. Não tem franco favorito, não. O Anderson Silva lutando sério, sem palhaçada, tem características que eu gosto mais”

Artur Mariano:

“A gente tem de um lado o Vitor Belfort, que é um cara explosivo e gosta de jogar tanto no contragolpe como atacando, e, do outro lado, tem o Anderson Silva, que está nessa fase muito boa, tem um deslocamento incrível, mostrou que finaliza por baixo... É difícil. O Vitor é um atleta explosivo, mas é difícil achar o Anderson porque ele se desloca muito bem. Vejo uma vantagem para o Anderson”

Conan Silveira:

“Eu acho que o Anderson Silva leva essa pela experiência, pelo conhecimento que tem. Ele já mostrou de diversas maneiras e em diversas situações que o lugar que o Vitor quer ocupar é dele. O começo da luta é muito o lado psicológico. O jogo da trocação exige do lado psicológico e, com certeza, nesse lado, eu acredito que o Anderson Silva seja mais forte que o Vitor Belfort, não só pela personalidade dele e o lutador que ele é, mas pela maneira que ele treina, pela experiência que tem, pelas coisas que ele já mostrou e já provou”

Bebeo Duarte:

“Vamos ver se eles não se machucam, se não acontece mais nada antes desse combate (risos). Eu acho o Vitor uma Ferrari. Ele é um cara muito completo, um excelente atleta, mas depende muito do piloto. Ultimamente ele tem se portado, antes dessa última parada, super bem. Mas também ele não enfrentou um cara do calibre do Anderson, então vamos ver como ele vai se apresentar diante desse adversário. Acho que não seria a melhor coisa você lutar pelo cinturão com o melhor cara do mundo nesse peso depois de você ficar tanto tempo inativo e vindo de cirurgia. Tem algumas coisas contra o Vitor. Já o Anderson é o campeão, provou que não vai dar nada para ninguém, é o cara que conhece aquele octagon ali como poucos e sabe se portar dentro dele. Acredito que o Vitor é superior ao Sonnen, mas cada luta é uma luta. A única coisa que eu acho que pesa contra o Anderson é o fato de ele estar cansado, dele estar precisando de motivação e estímulo para treinar em alto nível. Pode parecer fácil, mas ser campeão esse tempo todo com pressão e as lutas que ele fez, a luta do Demian (Maia) o desgastou bastante. O Vitor tem a motivação de ganhar o cinturão, ser o campeão de peso, ganhando de um cara que está lá há tanto tempo. O Anderson tem que criar uma motivação. Espero que ele consiga criar uma motivação boa, não leve para o pessoal, não caia no mesmo erro de fazer uma luta que nem a do Demian. Mesmo ganhando, foi muito ruim para a imagem dele. Eu espero que ele use essa arma na luta e que ele entenda que isso é só na parte promocional do evento”

Nenhum comentário:

Postar um comentário