Seguidores

sexta-feira, 24 de maio de 2013

PROTEJA SEUS OMBROS!!!

O ombro é a articulação do nosso corpo com maior mobilidade, tendo uma grande amplitude de movimentos em quase todas as direções. Por isso, uma série de problemas o acometem durante a vida, tanto em pacientes sedentários quanto em atletas.

Uma perfeita sincronia e equilíbrio entre os diversos grupos musculares e as estruturas ligamentares e ósseas é fundamental para a boa saúde da articulação do ombro.

O que acontece particularmente no jiu-jitsu?

Bem, no jiu-jitsu, a articulação do ombro é agredida de muitas formas. Primeiro, por ser um esporte cujo objetivo é projetar o adversário ao tatame, muitas vezes quem chega primeiro é o coitado do ombro. O que pode ocorrer neste caso de trauma direto são as fraturas de clavícula, escápula ou luxação da articulação acrômio-clavicular (são os casos nos quais “o ombro sobe”).


Além desta forma de lesão, o ombro pode ser sede de lesões por esforços de repetição, levando a tendinites, bursites, mioentesites e outras “ites” que se originam de um processo inflamatório decorrente de excesso de treino ou treino inadequado. Como é de se esperar, este tipo de problema ocorre mais freqüentemente em atletas competidores de alto nível que apresentam uma carga de treinamento elevada e principalmente em atletas com baixa estatura para a categoria, pois estes atletas têm que trabalhar com a articulação acima do nível do ombro, aumentando a sobrecarga.

Por fim, um problema que pode afetar o ombro do atleta de jiu-jitsu é a instabilidade da articulação gleno-umeral, que são aqueles casos nos quais o ombro “sai fora do lugar”. Esse problema, chamado por nós médicos de luxação do ombro, ocorre quando há previamente um desequilíbrio das estruturas músculo-ligamentares associado a um trauma, que acarreta um primeiro episódio de luxação e que, se não tratado adequadamente, pode levar a outros episódios (o ombro começa a “sair do lugar” com freqüência).

Todos esses fatores somados fazem com que o ombro seja a articulação mais lesada na prática de jiu-jitsu. Segundo levantamento feito com 120 atletas de jiu-jitsu competidores de alto nível, 69% deles já tiveram em alguma fase de sua carreira algum problema de ombro.

A maioria dos problemas acima podem ser evitados se realizada uma boa prevenção e se o médico for procurado ao primeiro sinal de qualquer problema que surgir.

Para prevenir lesões e manter a saúde dos seus ombros, faça uma compensação para os trabalhos de força com natação, bicicleta de membros superiores e bastante alongamento, e procure o ortopedista quando surgir qualquer problema, para evitar o agravamento deste ou o surgimento de outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário