Seguidores

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Correr na areia ajuda na preparação física, mas exige cuidados do atleta

Fugir do asfalto para a areia é bom para variar o treino, distrair a cabeça e reforçar o condicionamento. Antes, tome todos os cuidados necessários

A corridinha diária tem aquele sabor especial. O praticante do esporte corre, se sente melhor, fica bem humorado, em dia com a saúde e com a parte estética. Já imaginou isso tudo e ainda um cenário de tirar o fôlego? Pois é, muitos têm a sorte de treinar pertinho do mar. Mas não é apenas a beleza do local que ajuda a dar aquela animada no treino. Especialista do Eu Atleta, o preparador físico Manuel Lago enumerou os pontos positivos do treinamento na areia e deu dicas para quem participará do beach run, uma das modalidades do Rei e Rainha do Mar 2013, que promete agitar a Praia de Copacabana neste domingo, no Rio de Janeiro. No entanto, ele também destacou que cuidados tomar.
Palavra de especialista
- Pela irregularidade da areia, há uma estimulação dos proprioceptores (mecanismos sensoriais que existem em nossos músculos que respondem a sinais de contração ou estiramento agudos) que ajudam na prevenção de lesões. É um terreno com menos impacto sobre as articulações, por isso é uma ótima forma de elevar o volume semanal de treinos e poupar articulações e ossos (vide "canelites"). Por outro lado, há uma exigência muscular grande, pois faz-se muita força no momento da propulsão, ou tirar o pé da areia. 
corrida praia areia Eu Atleta (Foto: EFE)Corrida na areia fofa trabalha mais a musculatura e gera mais resistência (Foto: EFE)


Se as dificuldades do terreno dão ao corredor um bom condicionamento físico, não se pode, no entanto, esquecer dos cuidados que devem ser tomados. Dr. Paulo Couto, médico ortopedista e traumatologista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, concorda que o treino na areia é benéfico para o atleta que busca melhor forma física:

- Você trabalha muito mais a musculatura em termos de equilíbrio e propriocepção, que é um mecanismo involuntário de adaptação a situações de estresse. O esforço na areia vai ser maior então, é claro que quem treina num terreno desses vai ter maior preparo físico e maior resistência, mas vai estar mais sujeito a lesões - frisou.
Areia ou asfalto
As lesões são um verdadeiro tormento para os corredores. Antes de entender como evitá-las, o Dr. Paulo Couto explica a diferença entre dois tipos de terreno: asfalto e areia.
Características dos terrenos (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)


- O piso de asfalto tem como grande dificuldade o alto impacto, o que pode causar lesões nas articulações do tornozelo e do joelho, mas que podem ser amenizadas com o uso de um calçado adequado. A areia diminui consideravelmente o impacto, mas é um terreno irregular e que pode deixar o corredor mais sujeito a lesões ligamentares no tornozelo.
Areia fofa ou dura
Manuel Lago explica que a areia mais dura e, portanto, menos irregular que a fofa, pode ser menos perigosa para o tornozelo. Mas ele também cita os estabilizadores de tornozelo, que dificultam muito o movimento involuntário de torcer o pé para dentro e para fora.
- Correr na areia dura é muito parecido com correr no asfalto, mas há o agravante de que a maioria dos lugares onde há areia dura, é muito inclinado, prejudicando e muito a coluna vertebral do atleta. Na areia fofa, porém, há menor impactação articular e maior desequilíbrio. Esta instabilidade do terreno, para quem não é forte o suficiente (ausência dos treinos na musculação), pode desencadear problemas crônicos como lombalgias - afirmou.
OPINIÕES
Corrida na areia (Foto: Getty Images)Atleta dá a dica para correr na areia com segurança: tênis leve (Foto: Getty Images)
"Costumo competir em praia, já até peguei alguns pódios na faixa etária. Tem que correr na parte mais dura, porque na parte fofa seu pé afunda. Aí, você tem que impor mais força e fica mais cansado. Já corri descalço, mas não recomendo. Você arrebenta seu pé se for correr muitos quilômetros. O ideal é usar um tênis bem ralinho e leve. Se não der para correr na parte dura, o melhor é procurar correr pelos rastros de veículos na areia, porque ela fica mais nivelada. Tem que lembrar de correr com o protetor solar no corpo. E nada de treinar depois de dar um mergulho, pois a água salgada que fica no corpo dá assaduras nas coxas" Paulo Sales, São Paulo.

"Treino pelo menos uma vez por semana na areia, é ótimo para força e resistência, geralmente faço 8km (Leme ao Forte de Copacabana - ida e volta), quando rola fadiga ou a areia está muito quente, passo pela parte dura para dar uma recuperada. Vou pela manhã quando saio do trabalho e à tarde quando estou em casa, sempre descalço ou de meia, não dá pra esquecer o protetor. Por ser um percurso curto, não me hidrato durante a corrida, e sempre rola uma água de coco ao final. Competi apenas uma vez na areia, no Rainha e Rei do Mar (5km em 22 minutos)" Alex Siqueira, Rio de Janeiro.
Dicas
Consulte sempre seu treinador para saber realmente qual momento do treinamento que você deve correr na areia
Entender os benefícios e as dificuldades de cada terreno é muito importante para a evolução tranquila e segura do corredor. Então, antes de começar a treinar na areia, e em qualquer terreno, é importante a necessidade de uma avaliação profissional, que envolve, além de testes físicos, uma longa conversa para saber o histórico daquele que pretende dar suas primeiras passadas.
Para correr na areia, segundo Manuel Lago, o ideal é que treine descalço. Entretanto, várias praias são cheias de lixo (ainda mais em épocas festivas), o que pode se tornar um pesadelo ao corredor (vidros, espetos, latas, pontas de cigarro). Assim, recomenda-se o uso de sapatilhas ou tênis do tipo fivefingers, como o Bikila.
Em relação ao desempenho, alguns estudos apontam uma redução da velocidade se você se dedicar demais aos treinos na areia. Por isso, consulte sempre seu treinador para saber realmente qual momento do treinamento que você deve correr na areia.
* Toda atividade física deve ser realizada após avaliação médica e com a devida orientação de profissional formado em Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário