Seguidores

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Barão pega algoz de Kid Yamamoto no UFC


Por Guilherme Cruz

Foto Josh Hedges

Renan Barão, que finalizou dois americanos no WEC, já sabe quando fará sua primeira luta no UFC. Segundo fontes seguras, o peso pluma da equipe Kimura encara Demetrius Johnson no UFC The Ultimate Fighter 13 Finale, programado para o dia 4 de junho em Las Vegas, Estados Unidos.

Dono de um cartel de 25 vitórias e apenas uma derrota (na estreia), Barão é uma das promessas do Brasil na categoria, e Johnson será um teste de fogo no Ultimate. Após vencer duas no WEC, o wrestler venceu a lenda japonesa “Kid” Yamamoto em sua estreia no octagon, no UFC 126.

Em conversa com a TATAME na semana passada, o potiguar prometeu uma grande luta em seu retorno. “Podem esperar um cara brigador, que nunca vai desistir e vou estar lutando até o final para dar espetáculo aos meus fãs”, garantiu. Confira abaixo outros combates que estão cotados para o show, que definirá o campeão da 13ª temporada do TUF:

The Ultimate Fighter 13

Las Vegas, Nevada, Estados Unidos

Sábado, 4 de junho de 2011

- Anthony Pettis enfrentará Clay Guida;

- Josh Grispi enfrentará George Roop;

- Scott Jorgensen enfrentará Ken Stone;

- Jeremy Stephens enfrentará Jonathan Brookins;

- Tim Credeur enfrentará Ed Herman;

- Renan Barão enfrentará Demetrius Johnson.

MMA moderno: treinamento específico e aeróbico


Atualmente as Mixed Martial Arts (MMA) passam por um momento de evolução como um esporte popular. As técnicas evoluíram, as regras evoluíram, os lutadores evoluíram tornando-se completos e a preparação física também evoluiu, porém ainda não conseguimos acompanhar a demanda e logo o excesso do empirismo ganha enorme espaço trazendo na bagagem experiências de outras modalidades esportivas como futebol americano, Competidores de Fitness e algumas outras com o treinamento já configurado, com certeza para o objetivo delas.

Em um olhar clínico seria injusto apontar uma determinada metodologia e nomeá-la como padrão para todos os lutadores, isto já retiraria a especificidade do treinamento configurado por categoria e estilo do lutador (striker, wrestler ou grappler), componente que torna o MMA um esporte atraente para novos praticantes.

Existe sim, um bom senso quanto ao treinamento específico, e acredito que muitas vezes, os preparadores físicos almejam aparecer mais do que os treinadores (head coaches) e do que o próprio lutador. Como preparador, sei até onde vai o suporte de uma preparação física e esta última não deve ser superior a preparação técnica.

Quanto aos acessórios de treino como o pneu de trator, o elástico entre outros, podem ser incluídos sim, porém existe uma cota para utilização dos mesmos. Particularmente em alguns casos a “velha” barra e o “velho” hálter podem proporcionar resultados positivos, mas o que vemos muitas vezes são algumas criações circenses.

O grande segredo está no planejamento e na boa relação lutador-preparador. O primeiro grande passo é enxergar o lutador como ser humano e não como número, e depois claro, não podemos descartar o lado “atleta de alto rendimento”.

No início de cada periodização é realizado um trabalho linear, ou seja, uma valência física desenvolvida, por exemplo a força, e nesta seria variada a porcentagem da carga. Veja o modelo a seguir:

Semana 1 (Força – 90% de 1RM);

Semana 2 (Força – 100% de 1RM);

Semana 3 (Força – 80 a 85% de 1RM).

*RM = Repetição máxima

Já a periodização mais utilizada hoje no MMA é a não linear, que utiliza e desenvolve alternadamente as valências exigidas no combate, como força, potência, resistência de força e manutenção de força. Podemos ver um exemplo bem simples de cronograma de treino dentre vários:

Segunda-feira (Força Específica):

Desenvolvimento de força através de movimentos que simulem gestos do combate.

Quarta-Feira (Potência – Pliometria):

Trabalho de saltos combinados com chutes e joelhadas, flexões pliométricas combinadas com socos e cotoveladas.

Sexta-Feira (Resistência de Força):

Treino Circuitado com objetivo de aumentar o lactato, ou seja, criar maior resistência muscular.

A divisão do cronograma, a porcentagem de carga e variedade de exercícios fica a critério do preparador físico de acordo com o peso por categoria e o estilo de cada lutador.

Pelo que se consta é o método mais eficaz e que vem prevenindo a ocorrência de lesões por simular gestos executados em situações de combate.

Segundo o preparador Ítallo Vilardo, qualquer movimento que o corpo humano faz é treinável. Esta definição logo mata a questão do treinamento de cardio para lutadores. O que seria mais eficaz e funcional para o atleta de MMA: lutar em treino configurado ou correr?

* Por Diogo L. de Souza

Formado em Educação Física pela UNISA, pós-graduado em reabilitação cardíaca e casos especiais pela Universidade Gama Filho

Faixa-preta de BKenpo, faixa-azul de Jiu-Jitsu

Preparador físico credenciado pelo Conselho Nacional de Boxe, gerentee carreira de lutadores de MMA, colaborador sobre temas de preparação física do site dos irmãos Nogueira, Leandro Paiva, BKenpo e outros, além de ser um dos idealizadores do Team Nogueira Camp 2001 by Coach

http://www.coachdiogomma.com.br

diogo.teamnogueira@hotmail.com

diogo_ls@hotmail.com

Vídeo: Anderson x Lyoto em treino de sparing


Foto Eduardo Ferreira

Companheiros de treino na Black House, o campeão dos médios do UFC, Anderson Silva, e o ex-campeão dos meio-pesados, Lyoto Machida, volta e meia se enfrentam em treinos de sparing. Enquanto Machida tem como base o Caratê, Anderson tem como modalidade principal no MMA, o Muay Thai. Já imaginou como seria um treino de sparring entre esses dois grandes atletas? Se não conseguiu imaginar, não tem problema, pois você pode conferir o treino com as duas feras do UFC no vídeo abaixo.


http://www.youtube.com/watch?v=4g6z0Iai-T0&feature=player_embedded

ATT comemora fim de semana cheio de vitórias


Foto Josh Hedges

Preparador físico de umas das maiores equipes de MMA do mundo, a American Top Team, Stéfane Dias entrou em contato com a TATAME para contar as recentes vitórias do time nos palcos norte-americanos.

Na sexta-feira (18), Caleb Archer entrou em ação no Fight Time 3, em Fort Lauderdale, e venceu por decisão unânime. Ex-lutador do WEC e da IFL, Rafael Dias voltou em grande estilo, participando do segundo evento principal da noite, contra um oponente de 165lbs, enquanto o próprio atleta levava apenas 145lbs para dentro do ringue. Dias foi melhor em pé, no chão e castigando da montada, finalizando seu oponente com um arm-lock ainda na metade do primeiro round, totalizando 6 vitórias para a equipe.

No dia seguinte, a equipe participou de dois eventos. Em Indiana, valendo o cinturão meio-médio do Coliseum Combat 16, o ex- UFC Ryan Thomas finalizou no primeiro round com um triângulo e ficou com o título. O brasileiro que se destacou na noite foi Cristiano “Soldado” Souza, que venceu com um belo nocaute aos 1min37s do primeiro round no Art Of Fighting 11, na cidade de Tampa.

Ainda no sábado, em Lakeland, Flórida, Joshua, filho do mestre Conan Silveira, venceu várias lutas e se tornou campeão estadual de Wrestling na divisão de 93kg, e fechou muito bem o final de semana para a ATT. “Isso é resultado de um trabalho duro de todos nossos treinadores e vamos com tudo nesse ano de 2011”, avisa Stéfane Dias.

Conterrâneo promete tomar cinturão de Lula


Por Erik Engelhart

Foto Eduardo Ferreira

Campeão peso pesado do WFE e invicto na carreira, Edinaldo Lula botará o cinturão em jogo contra Edson Conterrâneo no dia 17 de maio, no Fiesta Hotel, em Salvador. Em entrevista, Lula acirrou a rivalidade com Conterrâneo após garantir que nocautearia o adversário. Com 13 vitórias em 17 lutas, o experiente Conterrâneo não gostou nada das declarações do campeão, e retrucou.

“O cara fala que faz sparring com o Cigano e com os caras do Minotauro, então deixa ele falar... Não foi humilde em suas declarações, mas isso só me faz ficar com mais bronca. Eu acho bom ele se cuidar porque a pior coisa que o cara pode fazer é me humilhar, porque aí eu viro o capeta”, avisou Edson, dizendo que esta será a luta de sua vida.

“Está todo mundo apostando nele, que é campeão do WFE, mas as pessoas esquecem que eu tenho muitas lutas nas costas. Estou muito focado para essa luta porque acredito que seja uma boa oportunidade para fechar um contrato no exterior. Vai ser a luta da minha vida. Ele é um cara bom pra eu botar pra baixo e pegar, pois está em evidência, tem dois metros de altura... Quanto mais alto, melhor”, disse Conterrâneo.

Quanto ao fato de Lula ser invicto, Conterrâneo manda um recado bem apimentado. “Nós vamos mudar um pouco nosso jogo para confundir a cabeça de Lula. Já peguei caras muito mais duros do que você. Não esqueça que seu cartel é fraco. Vou tomar o seu cinturão e cuidado, porque se eu te pegar na guilhotina, só te solto apagado. Espero que você aprenda a respeitar seus adversários e seja humilde”, finalizou.

Blaze FC invade a academia de Shogun e Ninja


O Blaze FC invadirá as dependências da equipe UDL, de Maurício Shogun e Murilo Ninja, em Curitiba, no dia 26 de fevereiro. Com oito lutas de MMA profissional, o evento promete trazer a alegria para os fãs de artes marciais que chegarem à academia a partir das seis da tarde. Na luta principal da noite, Gilklei Antonio, da Atletic Center, duelará com Charles Leites, pupilo de Demian Maia, e o show ainda terá a participação de nomes como Marlon Matias, Marcio Gracinha e Daniel Sarafin.

CARD COMPLETO (sujeito a modificações):

Blaze Fighting Championship – Beggining

UDL, Curitiba, Paraná

Sábado, 26 de fevereiro de 2011

- Gilklei Antonio (Atletic Center) enfrentará Charles Leites (Demian Maia JJ);

- Jetron “Amaral” (UDL) enfrentará Antonuce Conceição (PRVT);

- André Silva (PRVT) enfrentará Marcos Carvalho (Boxe Pien);

- Irmeson Oliveira (UDL) enfrentará Bruno Silva (PRVT);

- Marlon Matias (UDL) enfrentará Elder Lara (PRVT);

- Luciano Contini (UDL) enfrentará Ederson Moreira (Sagaz);

- Daniel Sarafin (Minotauro Team) enfrentará Eduardo Santos (Atletic Center);

- Marcio “Gracinha” (UDL) enfrentará Miller Barbarine (Gentilini Fighters).

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Segredos do Jiu-Jitsu com o “Ídolos e Técnicas”


Quer aprender os grandes segredos de grandes nomes do Jiu-Jitsu, como Bráulio Estima, Celsinho Venícius, Augusto Tanquinho, Paulão Filho, Bruno Bastos e Sérgio Moraes?

A TATAME traz para você com exclusividade um livro, escrito por nosso editor, Eduardo Ferreira, que traz a história completa dos cascas-grossas, e imagens das melhores técnicas para você acrescentar ao seu jogo: raspagens, passagens, guardas e finalizações.

Totalmente ilustrado com fotos em altíssima resolução, o livro “Ídolos e Técnicas”, disponível na TATAMEShop, loja virtual da revista mais tradicional de lutas do Brasil, tem tudo que você precisa saber sobre a arte suave.

Se você é praticante ou fã aficionado de Jiu-Jitsu, não perca mais tempo e garanta já o livro Ídolos e Técnicas na TShop.

Assunção encara americano de olho no UFC Rio


Por Guilherme Cruz

Foto arquivo pessoal

Junior Assunção não sabe o que é derrota há três anos e meio, e segue firme em sua caminhada para retornar ao UFC. Com cinco vitórias consecutivas, as duas últimas por nocaute e finalização no primeiro round, Junior já tem data marcada para voltar aos palcos nacionais. Lutando pela segunda vez em sua terra natal, no Recife FC, o casca-grossa encara outro ex-lutador do UFC no dia 31 de março. O nome do americano, porém, ele ainda não pode revelar. “Desde que perdi minha ultima luta no UFC para o Nate Diaz venho batalhando duro pra voltar para lá. Estou com muita sede, mas ao mesmo tempo paciente”, conta Junior, com planos ambiciosos. “Vou em busca de mais uma vitória, e quem sabe tentar entrar nesse card do UFC Rio, em agosto”, finalizou.

Edinaldo Lula: 'Quero nocautear o Conterrâneo'


Por Guilherme Cruz

Foto Guilherme Cruz

Edinaldo Lula nocauteou Antídio Neto em pouco mais de um minuto de luta no Jungle Fight 25, que aconteceu no último final de semana, e já está pensando em suas próximas lutas. Com duelo marcado contra Edson Conterrâneo em maio, no WFE, Lula conversou com a TATAME e revelou que quer fazer mais uma luta antes, mas já antecipa o resultado contra o Conterrâneo. “A luta vai ser ele tentando me colocar para baixo e eu batendo nele. Ele vai botar para baixo, eu vou levantar e bater nele, isso se ele conseguir me colocar para baixo. Quero nocautear ele”, disparou o invicto peso pesado, esperando pela chance de lutar fora do Brasil ainda este ano.

Mais uma vitória no primeiro round. Você esperava que a luta fosse acabar rápido assim?

Eu não esperava que fosse tão rápida, mas eu treinei muito, treinei Boxe, Wrestling, porque eu sabia que ele era um cara que vem da luta Grego-Romana, mas isso é muito duro. A gente rala muito para estar aqui, para fazer um bom show. Graças a Deus deu tudo certo. Queria agradecer a todo mundo lá da academia, todo mundo está me dando uma força...

Como é treinar com essa galera de peso, como Cigano e Dórea? Como isso te ajuda a evento?

Isso ajuda muito. Sempre que entro para lutar, penso que eu faço sparring lá de três ou quatro rounds com o Cigano, e eu consigo ficar em pé... Quinze minutos na luta é tranquilo (risos). Ele é um dos melhores boxers do UFC e está treinando com a gente, tem o professor Dórea, que dispensa comentários, o cara dá muita ênfase na parte de cima.

Agora você deve lutar contra o Conterrâneo no WFE, né?

A gente deve lutar em maio. Eu quero lutar antes disso, mas vou bater nesse gordinho também.

Esse gordinho é duro...

É duro... A luta vai ser ele tentando me colocar para baixo e eu batendo nele. Vai ser isso... Ele vai botar para baixo, eu vou levantar e bater nele, isso se ele conseguir me colocar para baixo. Quero nocautear ele...

A sua expectativa para esse ano ter uma chance de lutar fora do Brasil?

Justamente. O professor Dórea está tentando lá fazer com que a gente consiga sair do Brasil e fazer a coisa pegar fogo. Aqui a gente vai mostrar o nosso esforço, o nosso trabalho, vamos ficar lutando aqui no Brasil. Aqui você rala muito, não tem patrocínio, mas pelo menos temos uma grande equipe que nos apoia, graças a Deus.

Rio Mineirinho de Jiu-Jitsu invade o Tijuca


A FJJD-Rio prepara, pelo quarto ano consecutivo, o Circuito Rio Mineirinho de Jiu-Jitsu. Nos últimos três anos, a entidade levou atletas para o Europeu e Mundial da IBJJF, entre eles novos talentos como José Carlos Dias “Polenguinho”, tricampeão do Circuito, que conquistou o vice-campeonato no Europeu de Jiu-Jitsu, nesta temporada.

E para iniciar 2011 com o pé direito, a primeira etapa, no dia 3 de abril, acontece no ginásio do Tijuca Tênis Clube. As inscrições já estão abertas e são divididas em três lotes. Quem se inscrever mais rapidamente pega os melhores preços. Vale lembrar que, para disputar as passagens para o Europeu e Mundial, é necessário participar em todas as quatro etapas.

“Contamos novamente neste ano com o patrocínio do refrigerante Mineirinho, o que nos proporcionará realizar eventos ainda melhores, além do patrocínio dos kimonos Nishi e apoio da Meletti Viagens e Turismo. Aguardamos recorde de público no Tijuca Tênis Clube, numa temporada em que, novamente, esperamos trazer o melhor para os atletas”, explica Rogério Gavazza.

Sendo assim, a entidade se programa para mais um grande evento, o Rio International Jiu-Jitsu Qualyfier, no dia 19 de novembro, no Tijuca Tênis Clube, competição que premiará os vencedores de diversas categorias com pacotes para os principais torneios internacionais, como Mundial, Europeu e World Pro.

Saiba mais no site oficial da Federação.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CT dos Nogueira recebe evento de K-1


O CT dos irmãos Nogueira, situado no bairro do Recreio, Rio de Janeiro, vai receber no dia 26 de fevereiro, a partir das 18h30min, um GP na modalidade K-1. O Warrior Hero Fighting Championship contará com um total de nove lutas, sendo oito que farão parte do GP e um combate válido por cinturão. O evento vai distribuir um total de R$ 3 mil em premiação. Para mais informações, acesse o site http://www.whkb.com.br/whfc_81.html.

Fedor adia aposentadoria: “Eu vou lutar mais”



Foto Esther Lin

Após ser atropelado por Antônio Pezão e ser eliminado do GP do Strikeforce na primeira fase, o russo Fedor Emelianenko afirmou, em entrevista ainda na jaula, que poderia se aposentar. De volta à sua terra natal, o gordinho parece ter mudado de ideia. “Me apressei em anunciar minha aposentadoria. Eu vou lutar mais. Possivelmente, vou voltar ao GP dos pesos pesados. Sou capaz de fazer mais algumas lutas”, afirmou ao site russo Vale Tudo, para a felicidade de sua equipe. “É muito bom ver que o Fedor ainda tem seu espírito de luta, ele está pronto para acabar com todo mundo a partir de agora. Sim, seu olho está ruim, mas vai melhorar. O mais importante é que ele não tenha essa pressão psicológica. Depois disso, ele vai treinar o triplo”, garante seu treinador de Sambô, Vladimir Voronov, ao mesmo site.

Cosmo Alexandre enfrenta bicampeão do K-1


Por Erik Engelhart

Foto Erik Engelhart

Faixa-preta de Muay Thai e com mais de 50 lutas profissionais no cartel, Cosmo Alexandre já foi campeão mundial de Muay Thai (WPMF) e de um dos torneios mais importantes da Tailândia, o Kings Cup. Agora quer estrear no MMA, mas está tendo dificuldades. O problema é que o casca-grossa não consegue achar quem se habilite a enfrentá-lo.

“Já tentamos casar minha primeira luta de MMA aqui nos EUA algumas vezes, mas ainda não conseguimos. Várias oportunidades surgiram, porém, por enquanto, os oponentes não aceitaram. Mesmo não tendo experiência no MMA, acredito que devido a minha experiência no Muay Thai, a estreia ainda não rolou”, comentou o lutador, que enquanto não estreia no MMA, vai fazendo o que mais sabe: lutar Muay Thai.

Cosmo buscou o bicampeonato na Kings Cup, evento que aconteceu no final do ano passado, mas acabou sendo derrotado na final do torneio para Yodsaenklai Fairtex. O próximo desafio do lutador está marcado para o dia 12 de março em Milão, na Itália, onde enfrenta o bicampeão do K-1, Giorgio Petrosyan, no evento Oktagon. E o lutador está amarradão com o combate.

“As expectativas são as melhores possíveis, estou treinando bem e para mim será uma honra lutar com o Petrosyan, que é bicampeão do K-1. Devo chegar em Milão uns três dias antes da luta e estou muito empolgado”, disse Cosmo, que quer se tornar um lutador completo. “Estou realmente gostando dos treinos de Jiu-Jitsu e Wrestling, sei da importância dessas modalidades e estou me empenhando ao máximo para ser um lutador completo. Não quero aprender somente para me defender, quero também quando tiver oportunidade quedar e finalizar”, concluiu.

Matt Hamill confirmado no lugar de Thiago Silva


Foto Josh Hedges

O mistério chegou ao fim. Depois de muitas especulações, a equipe de Quinton “Rampage” Jackson confirmou que Matt Hamill será o adversário do ex-campeão no UFC 130, que acontece no dia 28 de maio, entrando no lugar de Thiago Silva, que está sob suspeita de doping em sua última luta, no UFC 125. Em entrevista ao Yahoo, Rampage já avisou como a luta terminará. “Ele quer me enfrentar? Então, ele terá. Eu vou nocauteá-lo”, disparou. Confira abaixo como fica o card com a mudança.


Artigo: a queda de um mito no Strikeforce


Por Nico Anfarri*

Foto Esther Lin

Num violento e comovente evento, Strikeforce funde esporte e emoção genuína num bom card que se desdobrou em ótimas lutas. O renascimento do Grand Prix, a queda mais funda do maior dos mitos e os primeiros passos de um grande lutador. Esse evento foi tudo o que o UFC sempre tenta ser, e na maioria das vezes não consegue.

Fedor Emelianenko x Antonio Silva “Pezão”

Pezão é um dos melhores pesados do mundo faz tempo, mas um caso mal resolvido de antidoping e a indiferença do UFC o vinham mantendo a margem do topo da mídia e conhecimento da maioria dos fãs. Enorme, pesadíssimo, bom Jiu-Jitsu, e com a caixa craniana e mãos recheadas de chumbo, é um dos lutadores mais complicados de se enfrentar no planeta. Difícil de derrubar, seja na mão, seja em quedas, assustador de se encarar numa troca franca de golpes e complicado de controlar no chão. Pezão é quase um animal, e teve sua noite de gala nesse Strikeforce, brutalizando, sem respeito ou receio, o maior dos lutadores de MMA.

Tirando a realidade prática do caminho, uma questão ainda fica no ar. Teria Pezão conseguido suplantar Fedor se esse ainda estivesse no auge da carreira? Ou será que Fedor ainda está no auge e perdeu para um atleta mais completo? São essas questões que colocam em xeque sua qualidade que me fazem achar que ele deveria parar de lutar. Quando os fãs começam a achar que uma lenda talvez não tenha sido tão boa assim, é hora de abandonar o esporte. O agora é a cabeça do cometa, é o mais visível. É preciso o meteoro se dissipar, cessar o movimento, para podermos voltar a perceber o rastro.

Fedor já está em declínio faz anos, mas mesmo assim venceu lutadores Top 10 na época como Arlovski, Sylvia e Brett Rogers. Mas luta a luta ele vem aparentemente perdendo a vontade de estar ali. Quando perguntando, anos atrás, porque estava invicto, Fedor respondeu que talvez quisesse mais vencer do que seus adversários. Talvez seja isso. Wedum e Pezão pareciam querer muito mais derrotá-lo do que o oposto. O olhar de Pezão era uma mistura de fome, agonia, êxtase, ferocidade. Esse olhar que diz muito mais do que a pupila mostra, é o olhar que Fedor tinha. Mesmo calmo, mesmo frio, mesmo fundo, seu olhar escondia milhões de anseios e desejos e força e poder. Nesse Strikeforce, não vi isso. Vi o maior de todos os tempos cumprindo um contrato, lutando apenas pelo esporte e não pela glória.

Fedor começou agressivo e se lançou a estourar as mãos contra a estátua da Ilha de Páscoa que Pezão tem no lugar da cabeça. Um primeiro round intenso, violento, mas que vazou o tanque de gasolina dos dois, que entraram sem gás no segundo. E cansados, o mais pesado e mais faminto se superou e superou o adversário. Fedor apanhou muito e aguentou. Por nós, pela sua religião, pela M-1, pela família, pela Rússia. Sabe-se se lá. O que está em vídeo é que ele aguentou quase 5 minutos e mais de 160 golpes diretos na cara de um lutador quase 30 quilos a mais. Só ele para passar por isso acordado.

Seu espírito aguentou, mas seu corpo não aguenta mais. O Capitão que afunda com o navio ainda está vivo quando sua embarcação, aparentemente tão mais forte, já foi destroçada.

Fedor perdeu aquela que deve ser sua última luta. E mesmo nesse que talvez tenha sido seu último round tivemos brandos lampejos de grandeza. Qual lutador conseguiria sair de um katagatame justo, encaixado e soldado, de Pezão depois de apanhar tanto tempo e possivelmente com os ossos do rosto estilhaçados? Só Fedor. E Pezão não desistiu da chave, Fedor saiu. Mais uma vez, só Fedor. E quantas vezes já não dissemos isso para nossos amigos, namoradas ou para nós mesmos? Fedor foi maior do que o esporte, foi mais alto que os muros nacionais, em sua bandeira russa tantos de nós viam a nossa própria, foi o incrível, o impossível, foi o “puta merda” que os narradores seguravam para não dizer ao vivo, foi o primeiro vídeo de MMA que mostrei para minha família, foi quem me fez deixar de apenas admirar esse esporte para amar. Para sempre será o maior porque ele transcende o momento e o espaço que respira, nos inspira, nos une, nos faz bem. Fedor é o maior lutador que o MMA já teve, mas hoje em dia já não é mais o melhor. Hoje, Pezão é melhor que Fedor Emelianenko.

As trombetas soaram anunciando o fim de sua carreira. Tomara que ele as ouça tão claramente quanto eu ouvi.

Sergei Kharitonov x Andrei Arlovski

Arlovski começou a se confundir na carreira quando estreou seu protetor bucal em forma de dentes, que para ele são de pitbull, mas para quem conhece a raça, parecem mais de vampiro. A fama alcançada com o cinturão do pesado no UFC subiu a cabeça do nativo da Bielorússia. Afeito a noitadas, trabalhos como modelo, sonecas até tarde, Andrei não conseguiu fugir dos socos invisíveis que a mídia e o sucesso sempre soltam na linha de cintura das estrelas. Arlovski foi um grande lutador, mas muito menor do que poderia ter sido. Vindo de 6 vitórias até perder duas vezes seguidas para Tim Sylvia e entrar em conflito com Dana White sobre os valores de sua renovação de contrato, que acabou com seu corte da empresa, enfileirou mais 5 vitórias até encarar Fedor no Affliction.

Arlovski poderia ter sido mais do que um grande lutador, é verdade, mas aquele nocaute para Fedor sugou sua alma e a aprisionou em algum lugar remoto e desconhecido até para ele próprio, que hoje em dia entra para lutar vazio. Uma casca sem gema.

Kharitonov, que não está nem aí para essas histórias do ocidente, rachou Arlovski ao meio. Verdade que Andrei estava melhor na movimentação, acertando mais golpes, mas um ovo nunca vai quebrar um pedregulho.

Dos grandes lutadores da era do Pride, nenhum tem a carreira tão irregular quanto Sergei, que parece ter renascido nesse torneio. Feroz, blindado e recheado de má intenção. Kharitonov não diz, mas veio para esse GP com o nervo pinçado pela vingança de ter sido esquecido de todos, isolado lá naquela terra do oriente chamada Japão, fazendo luta contra atletas de baixo nível, como se fosse um lutador qualquer. Alguém vai pagar por isso e ele já fez a primeira vítima.

Shane del Rosario x Lavar Johnson

Grandes lutadores constroem seu legado vencendo outros grandes ou massacrando os menos qualificados para virar highlight no YouTube. Shane está invicto em 11 lutas, apenas um adversário resistiu até o segundo round, e o potente Lavar não conseguiu ser exceção.

Um lutador veloz, explosivo, moderno e que vai ser bem conhecido em 1 ou 2 anos. Não troca de modo cadenciado, parte pra briga de braço mesmo, não tem medo de ser atingido nem de cair por baixo. Pensa rápido, tem um bom repertório de finalizações, carisma e nome de campeão. Cain Velasquez começou a carreira assim, espancando desconhecidos de modo empolgante.

Gostaria de ver Rosario contra Struve, Schaub, Cro Cop, Pat Barry ou Nelson no UFC. Seria uma aula para os mais jovens que pensam só haver grandes lutadores na empresa de Dana White e que o resto é segundo nível, ver um desses Top 10 da organização ser facilmente desmantelado. Shane del Rosário é um grande lutador, mas a maioria dos fãs ainda não sabe disso.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Exclusivo: Belfort aceita desafio de Wand


Por Guilherme Cruz

Foto Eduardo Ferreira

A revanche que nenhum promotor jamais conseguiu marcar, a TATAME precisou de apenas duas ligações para conseguir. Horas depois de Wanderlei Silva desafiar Vitor Belfort em entrevista à TATAME, entramos em contato com Vitor Belfort, que foi direto em sua resposta: “está aceito, meu irmão. Será bem vindo”.

Os lutadores, que se enfrentaram na única edição do UFC no Brasil, em 1998, já estiveram no topo do mundo com cinturões no UFC (Belfort) e Pride (Wanderlei), mas a revanche, um desejo do “Cachorro Louco” desde então, nunca aconteceu. “Ele é um grande atleta, é um grande campeão e seria um prazer lutar com ele. Essa seria a luta do século... Seria uma luta muito esperada, muito importante para o esporte”, decreta Vitor, deixando a decisão final na mão dos cartolas. “O que o Dana (White) falar está falado, eu não escolho adversário e nunca escolhi. Mas ele fez o desafio e está aceito. Mas eu não quero esperar até o UFC Rio, quero fazer uma luta antes”, finalizou.

Agora é com você, Dana White. Vai marcar?

Wand desafia Belfort: “Vai correr pra onde?”


Por Guilherme Cruz

Foto Josh Hedges

Quando o UFC veio para o Brasil pela primeira vez, em 1998, Wanderlei Silva fez sua estreia pelo evento, mas acabou perdendo para o carioca Vitor Belfort. Depois dessa luta, Wand chegou ao topo do mundo no Pride, mas nunca conseguiu a sonhada revanche. Com a derrota de Vitor para Anderson Silva, no UFC 126, o “Cachorro Louco” lançou o desafio, em conversa por telefone com a TATAME. “E agora, vai correr pra onde aonde?”, provoca Wand. “Eu daria a ficha número um pra ele rapidinho, já está lançado o desafio... Eu quero ele”, desafia.