Seguidores

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ewerton Teixeira com revanche no K-1


Foto cortesia FEG

Ewerton Teixeira estará em ação nas lutas reservas do K-1 World GP 2010, evento que define seu campeão no dia 11 de dezembro em Tóquio, capital japonesa. Velho conhecido do brasileiro, o oponente será Errol Zimmerman, atleta que tirou a invencibilidade do atleta tupiniquim em decisão polêmica nas finais do torneio de 2008. A organização do evento ainda confirmou a presença de Sergey Kharitonov, que encara o indiano Singh Jaideep.

CARD COMPLETO (sujeito a modificações):

K-1 World Grand Prix 2010 Final

Tóquio, Japão

Sábado, 11 de dezembro de 2010

Quartas-de-final do World GP 2010:

- Peter Aerts enfrentará Mighty Mo;

- Semmy Schilt enfrentará Kyotaro;

- Gokhan Saki enfrentará Daniel Ghita;

- Alistair Overeem enfrentará Tyrone Spong;

Lutas reservas:

- Ewerton Teixeira enfrentará Errol Zimmerman;

- Hesdy Gerges enfrentará adversário a ser definido;

Super luta:

- Sergey Kharitonov enfrentará Singh Jaideep.


Da favela para o octagon, Chatubinha brilha


Reportagem e foto Eduardo Ferreira

O caos que tomou conta do Rio de Janeiro, com a guerra entre as forças policiais e o tráfico que comanda as principais favelas da cidade, atrapalhou a vida de Igor Chatubinha. Morador da Vila Cruzeiro, principal foco da violência na última semana, o lutador precisou se virar para finalizar os treinos e embarcar para Belo Horizonte, onde enfrentaria Marcelo Uirapuru no último sábado (27), no Brasil Fight 3. “A gente tem que sair de lá e ir para o CT debaixo de bala mesmo, tem que treinar”, conta Chatubinha, que comemorou duas vezes: ao ver a favela pacificada e ao conquistar a vitória por nocaute em apenas 18 segundos. Em conversa com a TATAME após a luta, Igor falou sobre a violência, os treinos e a expectativa por mais lutas em 2011.

Você surpreendeu na primeira luta, finalizando com um triângulo de mão, e agora conseguiu o nocaute. A sua estratégia era mesmo de trocar?

Eu vim preparado para fazer três rounds com esse cara, que eu sei que é duro, e aconteceu. Eu joguei o soco, ele estava de guarda baixa, e você sabe como é: trocação é loteria.

O público estava meio bravo com você... Existia uma rivalidade?

Não, não tem rivalidade nenhuma, eu o admiro para caramba, mas o pessoal ficou de bronca comigo. O público, não ele.

Você fez quantas lutas esse ano?

Fiz oito lutas esse ano, totalizei a nona luta agora no evento do Gazé, lá no CT.

Você veio de derrota, não foi?

É, perdi para o Toninho Fúria, mas é isso aí, continuei treinando...

Você acha que as suas derrotas podem estar te atrapalhando a ter uma chance no exterior, mesmo com um cartel muito mais positivo do que negativo?

Atrapalha um pouco... Se você tem muita derrota atrapalha um pouco, mas...

Isso tudo que vem acontecido na Vila Cruzeiro te motivou aqui para a luta?

É. A gente fica um pouco chateado com o que está acontecendo na Vila Cruzeiro por causa dos treinos. A gente tem uma academia lá no meio da Vila Cruzeiro, fica um pouco difícil para treinar, mas a gente não pode ficar em casa sem treinar porque tem sempre um treinando para pegar a gente. A gente tem que sair de lá e ir para o CT debaixo de bala mesmo, tem que treinar.

Esse nocaute foi bom para mostrar que você não tem só o triângulo de mão?

É, muitos falam isso, acham que eu só tenho o triângulo de mão, mas não é. É a minha especialidade, eu pego triângulo de mão em qualquer posição, mas eu também treino em pé.

Sardinha encara Jason no WFE Platinum

http://www.tatame.com.br/imagensup/19394/12910315363865.g.jpg

Foto Guilherme Cruz

O duelo Jurandir Sardinha x Rony Jason é a mais nova adição ao card do WFE Platinum, evento que acontece no dia 15 de dezembro no luxuoso hotel Fiesta Bahia, em Salvador. O WFE Platinum, que contará com diversos cinturões em jogo, preparou um card especial para celebrar mais um ano de sucesso, e os ingressos estão chegando ao fim. Confira abaixo o card completo do evento, que terá a participação de nomes de peso como Daniel Acácio, Bruno Carioca, Chinzo Machida e Ednaldo “Lula”, este que encara Gerônimo Mondragon.

CARD COMPLETO:

WFE Platinum

Fiesta Bahia Hotel, Salvador, Bahia

Quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Disputa pelo cinturão dos médios:

- Bruno "Carioca" Santos enfrentará Daniel Acácio;

Disputa pelo cinturão dos leves:

- Erick "Parrudo" Barbosa enfrentará Jorge "Jorjão" Rodrigues;

Lutas casadas:

- Chinzo Machida enfrentará Leonardo Laiola;

- Ednaldo "Lula" Oliveira enfrentará Gerônimo Mondragon;

- Jurandir Sardinha enfrentará Rony Jason.

Pezão sem adversário no Strikeforce


Foto Esther Lin

Em menos de uma semana, o Strikeforce perdeu dois nomes de peso para sua próxima edição, marcada para o próximo sábado (4), nos Estados Unidos. Depois do profundo corte o rosto, que forçou a saída de Herschel Walker, o evento perdeu o holandês Valentijn Overeem, irmão do campeão dos pesados Alistair Overeem, com uma lesão no cotovelo. A baixa deixa Antônio “Pezão” Silva sem adversário e, segundo o site MMAWeekly, que publicou a notícia, a falta de pesos pesados de nome deverá forçar a saída do brasileiro do card.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Minotouro rouba a cena na Convenção


Por Erik Engelhart, direto de São Paulo

Foto Erik Engelhart

A Faculdade de Sumaré, localizada em São Paulo, recebeu ontem (27) o primeiro dia da Convenção Internacional de Artes Marciais. Profissionais vindos dos quatro cantos do país lotaram o ginásio da faculdade com o mesmo intuito: buscar conhecimento e trocar informações sobre tudo que envolve o universo da luta. Com dezenas de palestras, clínicas práticas e uma estrutura invejável, o público presente demonstrou fôlego e não arredou o pé durante as primeiras 14 horas da convenção.

Com um cardápio variado de atrações, o evento prendeu a atenção do público presente e tanto as palestras quantos as clínicas práticas não deixaram a desejar. Preparador físico de MMA e um dos palestrantes da Convenção, Ítallo Villardo elogiou a iniciativa do evento promovido pelo autor do livro “Pronto pra guerra” em parceria com a revista TATAME.

“Eu vim falar sobre a estratégia de lutas de acordo com os adversários e desenvolvi a parte prática com o lutador de MMA Vitor Miranda e foi ótimo, o público interagiu bastante e o saldo foi bastante positivo. Essa iniciativa de fazer esse tipo de evento é muito válido, pois o MMA é um esporte muito novo que necessita disso, dessa troca de informações. O resultado foi muito bom. Se tivéssemos um auditório para mil pessoas teria enchido, espero que esse seja o primeiro de muitos eventos do gênero pois o mercado é carente desse tipo de iniciativa”, elogiou Ítallo.

Além dos especialistas e estudiosos que enriqueceram o currículo do público presente, a Convenção contou com a presença do lutador do UFC Rogério “Minotouro”, que contou sua história de vida, respondeu a perguntas da plateia e tirou fotos com todos os presentes, que fizeram uma enorme fila para trocar uma ideia com o casca-grossa.

Hoje a maratona de conhecimento segue firme com destaque para a palestra sobre preparação física e psicológica, com o doutor Fabrício Boscolo, e para Angel Torres, renomado preparador físico cubano, que vai falar sobre a preparação de alto rendimento para lutas, mostrando teoria e prática. Essas são apenas algumas atrações do último dia da Convenção Internacional de Artes Marciais.

Fique ligado e confira, na segunda-feira, uma galeria de fotos exclusivas com o que de melhor aconteceu nos dois dias de evento.

Toquinho quer revanche contra Marquardt


Por Erik Engelhart

Foto Josh Hedges

Após deixar a vitória escapar em sua última luta, contra Nate Marquardt, Rousimar “Toquinho” segue trabalhando forte em sua caminhada rumo às cabeças no UFC. Líder da academia Brazilian Top Team, Murilo Bustamante revelou à TATAME que seu pupilo acabou renovar seu contrato com o UFC.

“Assinamos o novo contrato do Toquinho hoje, acertamos mais quatro lutas, já está renovado e estamos na expectativa de receber noticiais sobre a nova luta dele”, revelou Murilo, primeiro brasileiro a conquistar o cinturão da categoria na qual Toquinho luta, garantindo que a bobeada da última luta já está superada e que o desejo de seu atleta é uma revanche contra o americano Nate Marquardt, que perdeu em seguida para o japonês Yushin Okami, deixando escapar uma nova chance pelo cinturão da categoria.

“Ele está muito motivado, sabe que deixou a vitória escapar entre os dedos, cometeu uma bobeira, são coisas que acontecem na vida, mas ele está louco para lutar com o Nate novamente. Ele quer muito essa luta e está treinando para isso. O Rousimar está muito bem no gás e treinando todo dia como se estivesse com uma luta marcada. Nossas expectativas são as melhores possíveis e tenho certeza que o Toquinho e essa garotada nova da BTT ainda vão render muitas alegrias para os brasileiros”, finalizou Bustamante.

Morango recomeça caminho rumo ao UFC


Por Erik Engelhart

Foto Josh Hedges

Faixa-preta de Royler Gracie, Fabrício Morango quer passar uma borracha no ano de 2010. O lutador fez apenas uma luta, na qual sofreu uma derrota para Kurt Pellegrino, e desde que saiu do UFC não conseguiu engatar sua carreira novamente.

Morango sabe que precisa se manter firme nos treinamentos porque uma hora a maré de azar vai embora, e não pretende desanimar. “Eu também estou me perguntando porque está demorando tanto para eu lutar, mas eu tenho meu manager, que é o Ed Soares, que está cuidando dessa parte, mas está difícil de arrumar adversário. Estou procurando me manter treinando para, quando a oportunidade aparecer, aproveitar bem”, disse o casca-grossa.

Há dois anos, Morango cuida de sua própria academia em San Diego, na Califórnia, e não faltam sparrings para o lutador, que tem treinado com Brandon Vera, André Galvão, Xande Ribeiro, entre outras feras. O período afastado do octagon serviu para que o brasileiro concentrasse todas suas forças na sua academia. “Esse ano não foi muito legal para mim, só fiz uma luta e infelizmente eu não consegui sair vitorioso, mas eu não deixei de trabalhar. Aproveitei para dar um gás aqui na minha academia”, comentou Fabrício, que não desistiu do sonho de voltar ao UFC.

“Acho que minha passagem pelo Ultimate foi muito curta, tive um empate e uma derrota e acho que tenho muita coisa para mostrar ainda, estou em busca de uma nova oportunidade. Minha meta desde que eu saí do UFC é voltar pra lá. Eu já lutei no Strikeforce, no EliteXC e acho que mereço uma nova chance no Ultimate. Quero fazer duas ou três lutas e depois vamos ver se eu tenho a chance. Não gosto de ficar chorando o leite derramado, mas acho que a maneira como eu saí de lá foi meio injusta, não tive tempo de adaptar. Meus planos para 2011 são voltar para aquela jaula. Eu perdi uma batalha, mas não perdi a guerra”, finalizou o faixa-preta.

Demian lapidando chão para Kendall Grove


Por Guilherme Cruz

Foto divulgação UFC

Dono de um dos melhores Jiu-Jitsu da atualidade no MMA, Demian Maia está treinando forte para sua próxima luta no UFC, contra Kendall Grove, americano que conquistou quase 60% de suas vitórias por finalização. “Eu não o vejo correr de nenhum tipo de luta... Ele joga clinchado, de longe, luta em qualquer lugar. Ele tem um bom Jiu-Jitsu, vamos ver no que vai dar”, conta Demian à TATAME, comentando os treinos na Bahia.

“Está ótimo, estou fazendo uma lapidada final. Dei uma puxada no treino na última semana e agora é só a manutenção, só esperando. É sempre bom vir para cá, eu fico muito focado. Estou treinando todos os dias lá na Champions com o professor Dórea, Wagnão dando treino de Jiu-Jitsu comigo, o Alejarra também está aqui fazendo a minha preparação... E trouxe o Antônio Peinado, que é um cara bem alto, para fazer sparring de Jiu-Jitsu comigo”, disse o faixa-preta.

A presença de Peinado ajuda bastante na preparação de chão, ainda mais pelo fato de ele ter a altura parecida com a do americano. “Foi muito importante ter o Peinado nos treinos... Apesar de ter aqui o Edinaldo Lula, campeão peso pesado do WFE, que tem mais de dois metros e é bom pra fazer sparring, o nível do Peinado é muito bom”, conta Demian. Depois de um 2010 conturbado, quando venceu duas lutas, mas perdeu em duelo polêmico com Anderson Silva, o faixa-preta ainda não pensa em 2011. “Para terminar esse ano ainda tenho que passar por essa luta, e não é uma luta fácil”, finalizou.

Minas bate São Paulo no Brasil Fight 3


Por Eduardo Ferreira

Fotos Eduardo Ferreira

Com o apoio da secretaria de esportes de Belo Horizonte e o patrocínio da Coca-Cola, que teve a marca representada pelo energético Gladiator, a terceira edição do Brasil Fight 3 repetiu a fórmula das duas edições anteriores e atraiu um bom público para a casa de espetáculos Chevrolet Hall. Dessa vez o confronto foi entre mineiros e paulistas, com goleada para Minas Gerais. Logo na primeira luta do desafio, César Gordim não deu chances para Udi Lima e conseguiu a vitória por nocaute técnico após defender um arm-lock com um bate-estacas e terminar a luta com socos no chão ainda no primeiro assalto. Na segunda luta, Alexandre Zoio empatou para São Paulo ao finalizar Thiago Michel com um mata-leão em um minuto de luta. Mas foi só, logo na luta seguinte Minas passou a frente no placar com uma vitória de Cristiano Titi por nocaute técnico sobre Valter da Silva no segundo round.

Para manter as chances no desafio, São Paulo precisava da vitória e Edson Conterrâneo entrou com a responsabilidade de empatar a fatura. Mas do outro lado estava o duríssimo Joaquim Mamute que, diante de sua torcida, queria fechar o desafio a favor de Minas Gerais. E não faltou emoção no duelo. No primeiro assalto a luta foi equilibrada, com Mamute derrubando três vezes e Conterrâneo conseguindo bons golpes em pé e terminando o round por cima trabalhando alguns socos. No segundo assalto, Mamute derrubou duas vezes e controlou o round no cem quilos, chegando a arriscar uma kimura, bem defendida por Conterrâneo.

Aparentemente cansado, o aluno de Miguel Repanas mostrou muito coração e dominou o terceiro round. Depois de quedar, Conterrâneo puniu Mamute da meia-guarda e quando colocou o mineiro de quatro apoios. No final da luta, enquanto Conterrâneo comemorava, Mamute parecia decepcionado com seu desempenho. No entanto, os juízes apontaram Mamute vencedor na decisão dividida dos juízes, gerando algumas vaias do público que. Com o desafio definido a favor dos mineiros, Gustavo Coelho entrou para fechar a goleada. Depois de quedar Márcio Nunes, Coelho pegou as costas e finalizou com um mata-leão em um pouco mais de três minutos de luta.

Chatubinha vence Uirapurú em revanche

Na segunda edição do Brasil Fight, Igor Chatubinha não deu chances a Marcelo Uirapurú e finalizou rápido com o seu temido triângulo de mão. Marcada a revanche, a expectativa mineira por um resultado diferente era tanta que o confronto acabou sendo a luta principal do evento. E mais uma vez o casca-grossa da Vila Cruzeiro, que teve dificuldades para sair da favela para treinar por conta da guerra entre traficantes e policiais na comunidade carioca, saiu vencedor. Em apenas 18 segundos, Chatubinha encaixou um cruzado que levou o faixa-preta da Gracie Barra BH a lona e terminou o serviço com mais alguns socos ate o juiz interromper. Confira abaixo os resultados completos do evento e fique ligado no site TATAME para conferir esta semana uma galeria de fotos do evento.

RESULTADOS COMPLETOS:

Brasil Fight 3

Chevrolet Hall, Belo Horizonte

Sábado, 27 de novembro de 2010

Minas Gerais 4x1 São Paulo:

- César Gordim nocauteou Udi Lima aos 3min22s do 1R;

- Alexandre Zoio finalizou Thiago Michel com um mata-leão a 1min10s do 1R;

- Cristiano Titi derrotou Valter da Silva por TKO (desistência) no 2R;

- Joaquim Mamute derrotou Edson Conterrâneo na decisão dividida dos juízes;

- Gustavo Coelho finalizou Márcio Nunes com um mata-leão aos 3mins24s do 1R;

Luta feminina:

- Juliana Carneiro derrotou Aline Serio na decisão unânime dos juízes;

Superlutas:
- Ronny Marques derrotou Fernando Lageano por TKO (interrupção do arbitro) aos 3min8s do 1R;

- Willian Vianna derrotou Maurício Facção na decisão dividida dos juízes;

- Igor Chatubinha nocauteou Marcelo Uirapurú aos 18s do 1R.

Aryzinho pega a faixa preta de Jiu-Jitsu


Por Eduardo Ferreira

Foto Eduardo Ferreira

Campeão mundial do juvenil ao adulto, da azul à marrom, Ary Farias, o Aryzinho, recebeu das mãos de Ramon Lemos a faixa-preta de Jiu-Jitsu, em graduação realizada sábado na matriz da equipe Atos, em Rio Claro, interior de São Paulo. Com a graduação, o mais novo faixa-preta tentará, ao lado de seu companheiro de equipe Guilherme Mendes, manter a hegemonia na categoria pluma.

De casa nova, Langhi faz planos para 2011


Por Erik Engelhart

Foto Eduardo Ferreira

O ano de 2010 para Michael Langhi foi quase perfeito. O faixa-preta da Alliance conquistou o campeonato Europeu e o Mundial, mas uma lesão no ombro o afastou da disputa do Brasileiro. A recuperação do casca-grossa surpreendeu os médicos e Langhi já vem treinando normalmente há um mês e meio e, depois de quase um mês de seminários na Inglaterra, Langhi já está com fome de competição.

“Eu estava muito a fim de lutar a World Cup, mas devido a esse tempo que fiquei na Inglaterra não consegui treinar forte, pois tive que dar muitas aulas, e cheguei no Brasil meio em cima, mas estou me sentindo muito bem. Vou seguir treinando a semana toda e, se chegar segunda-feira e eu me sentir bem, eu vou lutar, mas estou confirmadíssimo no Europeu”, disse Langhi, que além dos títulos conquistados em 2010, realizou um sonho.

“Eu comprei um apartamento pra mim e, por conta dessa correria, acabei ficando de fora de alguns eventos. Estou muito feliz, morando no quarteirão da academia nova do Fábio Gurgel”, comemorou o faixa-preta, que fez um balanço de 2010 e uma projeção para 2011.

“Foi um ano excelente para mim. Apesar de eu não ter lutado o brasileiro e talvez não lute o campeonato do Fepa, mas foi muito bom, pois ganhei o Europeu e o Mundial, que é o campeonato mais esperado do ano, conquistei meu quinto título mundial no geral. Estou feliz com minhas conquistas e espero ano que vem ter o mesmo sucesso desse ano. A compra do meu apartamento, também considero uma grande conquista pessoal”, finalizou Langhi.

Pupilo de Thiago Tavares comemora finalização


Por Valmir Silva

Edmilson "Kevin" Souza venceu Daniel Motta na luta principal do Sul Fight 4, no último sábado, em Florianópolis. O boxer baiano radicado em Floripa vinha de quatro nocautes, mas provou estar com o Jiu-Jitsu afiado contra o gaúcho Motta, finalizando-o em apenas 44 segundos de combate. No vídeo parece ser uma guilhotina, mas no detalhe Kevin ajusta um triangulo de mão para apagar Motta. Com a parte de chão aprimorada com Ivan "Batman", Thiago Tavares e toda a equipe Ataque Duplo, Kevin promete a partir de agora um jogo mais completo e mais agressivo. Confira a entrevista e a finalização no vídeo abaixo:


Carlo Prater recebe a faixa preta de Luta Livre


Foto Josh Hedges

Fundada em 1998, a equipe RFT hoje conta com três filiais em Brasília, e pretende aumentar esse número no próximo ano. Nos dias 20 e 21 de novembro, a equipe realizou um evento de graduação, contando com mais de 20 atletas fazendo exame de faixa, sob supervisão do mestre Marcão, no centro de treinamento da ASCADE. Carlo Prater, que está no Brasil e deverá permanecer até dezembro, depois retornando para os Estados Unidos, foi um dos que recebeu a faixa preta, assim como André Machado, que vem se recuperando de um transplante de rim.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ADCC pode voltar ao Brasil em 2011


Foto Eduardo Ferreira

Oito anos depois de realizar sua única edição no Brasil, o ADCC, principal competição sem quimono do planeta, pode voltar a solo tupiniquim no próximo ano, como informou Wagner Gomes, secretário do ADCC no Brasil. “Existe a possibilidade de realizarmos o mundial no Brasil, provavelmente em setembro. Isto ainda depende de patrocínio e um bom projeto para o comitê internacional, eles já informaram que temos chances”, conta Wagner, revelando mais novidades no bate-papo que você confere abaixo.

Qual a expectativa para as seletivas do próximo ADCC?

As seletivas do ADCC já começaram em 2010... Aconteceram as seletivas da Croácia e a primeira etapa americana, e alguns circuitos na Europa, mas a atenção de todo o mundo está na seletiva brasileira, onde se enfrentam os melhores atletas de luta agarrada do mundo. Este ano, a concorrência será muito maior devido ao crescimento do ADCC, e as grandes oportunidades aos atletas campeões de 2009 em Barcelona, como Bráulio Estima, Fabrício Werdum, Pablo Popovitch e o Rafael Mendes, que fez vários seminários inclusive deu aula para o Sheik Tahnoon, alguns atletas campões do ADCC iniciaram a carreira no Vale Tudo. O ADCC é uma grande porta que se abre aos atletas de luta agarrada.

Quando acontece a etapa brasileira?

A seletiva está programada para 30 de abril e 1º de maio de 2011. No primeiro dia serão as eliminatórias, e no segundo as semifinais e finais. Estamos pensando em não realizar a seletiva no Rio, devido à falta de apoio. Muitas cidades e novos parceiros estão nos procurando e abrindo portas diferentes da Cidade Maravilhosa. Até o inicio do mês de janeiro de 2011 escolheremos uma das cidades para sediar a seletiva. Nossa seletiva não poderá ultrapassar 450 atletas para garantir a qualidade do evento. Diferente de 2009, iremos iniciar com as categorias com o maior número de atletas, que deve ser a 77kg, e depois iremos para as meninas e seguiremos com as outras categorias. Criaremos um cronograma com previsão de inicio de cada categoria, pois os horários dependem da quantidade de overtime, que sempre é imprevisível.

Como será o novo esquema da pesagem?

Diferente dos outros anos, a pesagem será no mesmo dia da luta. No inicio de cada categoria, os atletas podem ter que aferir o peso nas eliminatórias ou nas semifinais e finais. Caso ultrapasse, dois quilos da sua categoria será desclassificado. Teremos no evento duas balanças para os atletas possam aferir o peso.

O evento terá mais novidades?

Como em 2007, iremos entregar certificados a todos os atletas participantes da seletiva de 2011, independente do resultado. Temos duas grandes oportunidades para 2011: uma ainda é segredo, e a outra é que existe a possibilidade de realizarmos o mundial no Brasil, provavelmente em setembro. Isto ainda depende de patrocínio e um bom projeto para o comitê internacional, eles já informaram que temos chances. Estamos com novo layout do nosso site, www.adccbrazil.com.br, com todas as informações do ADCC desde sua primeira edição, onde pode conferir os resultados das lutas nas chaves da seletiva e Mundial de 2009, alem de outras informações do ADCC, como regra, matérias, federações, e etc... Para mais informações, ligue para (21) 7864-2029 (id 10*2001), ou entre em contato comigo pelo e-mail wagnergomes@adccbrazil.com.br.

Artigo: Lyoto precisa de nova estratégia?


Por Nico Anfarri*

Foto Josh Hedges

MMA não se tornou o esporte que mais cresce no mundo apenas por ser diferente, por promover um combate mais justo entre as artes ou tentar responder à pergunta que tantos de nós tínhamos na cabeça quando pequenos sobre qual o maior lutador do planeta. MMA se tornou uma febre porque, simplesmente, é divertido demais de assistir. É emocionante, movimentado e violento. Esse UFC 123 lembrou a alguns com a memória um pouco mais fraca, já contagiados pela péssima qualidade de edições passadas, porque amamos esse esporte. Também levantou uma questão que parece nunca ser respondida sobre porque os critérios de julgamento que deveriam vir em auxílio ao combate acabam mais complicando. Deveriam ser o óleo que lubrifica as engrenagens, mas parece a chave de fenda que caiu ali e travou a máquina.

Lyoto Machida x Quinton Jackson

Lyoto Machida perdeu essa luta contra Quinton na decisão dos jurados. Mas, diferente do que muitos da imprensa e fãs vêm dizendo, ele não foi roubado ou garfado. Foi sim mais uma vítima do sistema de pontuação obsoleto e complicado de entender, que muitas vezes faz uma vitória justa tecnicamente parecer obra da má vontade dos jurados. Temos que tentar analisar os dois primeiros rounds, já que o terceiro foi claro do brasileiro. Lyoto tem um estilo complicado de pontuar. Não duvido que jurados mais comprometidos com justiça em suas papeletas tomem alguns lexotans na noite anterior.

Em MMA são quatro os critérios de avaliação dos rounds baseados nas normatizações da NSAC (Nevada State Athletic Commission):

1) Controle de octagon é medido basicamente pelo lutador que dita o ritmo e local aonde a luta se desenvolve, no caso, teria sido Quinton que nos dois primeiros rounds buscou a luta e ainda conseguiu uma queda.

2) Outro quesito são socos claros. Aqui entram também chutes, cotoveladas ou qualquer ataque em forma de impacto ao corpo do adversário. Nos dois primeiros rounds Machida acertou chutes na perna, alguns socos sem grande impacto no rosto e uma joelhada forte. Quinton acerou alguns socos na cabeça, várias pequenas joelhadas, pisões e socos curtos contra o corpo na hora do clinche.

3) Outro quesito é luta agarrada, que vai de quedas a Jiu-Jitsu. Mas há um defeito no sistema. Em nenhuma regra é colocada textualmente um quesito que já é levado em conta na pontuação de todas as lutas faz anos: o clinche. O lutador que segura o outro contra a grade, em pé, desferindo golpes por usar essa posição agarrada de modo agressivo, é bem considerada pelos juízes. Apesar de que na regra escrita essa posição nem é citada. Mas se eles a consideraram é ponto para Jackson.

4) O último critério é agressividade. Caminhar para frente, defender quedas, acertar golpes que causam dano. Quinton andou para frente e conseguiu uma queda, mas Lyoto defendeu outras tantas. Os juízes consideraram que o Lyoto defendeu as quedas ou que Jackson queria prendê-lo nas grades para danificar seus pés e joelhos? Como saber? Foi uma tática usada por Rashad contra o mesmo Rampage, Carwin contra Mir e etc.

Até no site FightMetric, que analisa a luta round a round, marcando tentativa e erro de golpes, potência e etc, é difícil nos dois primeiros rounds perceber o vencedor. Ao final da análise técnica e matemática que o site promove, há dois resultados. Na avaliação round a round, eles dão empate, na avaliação da luta como um todo, vitória do Lyoto.

Numa avaliação round a round, a questão é quem vence mais rounds. Se um lutador vence dois rounds por uma super mega micro vantagem quase invisível, pronto, ele tem dois rounds. Se o outro lutador o domina completamente em apenas um, ficam dois rounds a um. Se essa luta fosse no PRIDE seria uma vitória heróica do Lyoto que contaríamos para sempre, como tantas outras poderosas que aconteceram naquele ringue. Mas no UFC, Strikeforce, Jungle Fight e quase qualquer evento, ele poderia ter perdido a luta. Na minha pontuação, pelas regras atuais, eu dei empate. O ponto é que não houve erro nessa luta, houve o problema recorrente por causa de regras abstratas demais norteando um esporte baseado em fatos. Simplesmente as regras tem que ser mais claras e os juízes ex-lutadores ou amantes reais do esporte. Já seria um bom começo.

Refuto também a questão velha que sempre vem à tona sobre ele ter sido prejudicado por ser brasileiro. A imprensa nacional tem que ajudar a educar nossos fãs. Aqui muitos ainda vêem Brasil versus o mundo, mas lá fora, apesar de torcerem para seus lutadores, torcem muito mais pelo esporte. Lyoto e Shogun, dois brasileiros, fizeram o evento principal no Canadá para uma platéia eufórica e casa lotada. Rashad Evans, americano e, na época, detentor do cinturão do peso no UFC, foi vaiado o tempo todo antes mesmo de começar a luta pelo público americano, que estava em frenesi e apoiando o brasileiro Lyoto. O mesmo brasileiro que muitos aqui acham que foi prejudicado por não ser “da casa”. O americano Jason Brilz venceu no octagon a luta contra o brasileiro Minotouro, mas os juízes deram a vitória para o brasileiro mesmo assim. Quer dizer que os americanos “roubaram” para o brasileiro ganhar? MMA já rompeu as barreiras da nacionalidade. Talento, técnica e carisma já superaram o local de nascimento. A maioria do mundo já aprendeu isso, agora falta a gente.

Quinton Jackson é um guerreiro, por mais que muitos não lembrem. Foi um dos maiores lutadores de todos os tempos, super estrela do maior dos eventos, que se chamava Pride, junto com Fedor, Minotauro, Sakuraba, Wanderlei e poucos outros. Rampage admitir que perdeu a luta para Lyoto ao final só mostra que seu espírito de lutador é genuíno. Para ele, vencer de leve 10 minutos e apanhar cinco deveria dar a vitória para o adversário. Como tantas que ele conseguiu no passado. Tantas reviravoltas fantásticas que essas regras do UFC só dificultam. Quinton venceu no UFC Liddell, Handerson, Wanderlei e agora Lyoto. Só perdeu de modo controverso para Forrest Griffin e para o ex-campeão e seu nêmesis, Rashad Evans. Ainda é um dos melhores do mundo e faz luta boa contra qualquer um. Sua vitória complicou os planos de Dana White que esperava forçar Quinton a subir de peso caso perdesse e divulgar a volta do “Dragão” mundo a fora. Mesmo assim, se Jackson quiser fazer mais do que lutas duras e vencer por um fio na decisão dos jurados, vai ter que incorporar mais de seu treinamento e forma física de antigamente. Só entrar com a música do Pride não será suficiente, apesar de ter sido uma bonita homenagem.

Lyoto é um lutador único. Seus movimentos e estilo pareciam impossíveis de se traduzir em vitórias numa competição tão real quanto MMA e luta a luta ele mostra que está num nível diferente da maioria. Mas sua tática depende demais de esquivas e movimentação, e isso não agrada os juízes. Ele precisa ser contundente na hora da luta. Não adianta aparecer no site depois que ele acertou mais socos. Não é uma competição definida apenas por quem acerta mais golpes. Não é boxe amador. Pode bailar e caminhar para trás quanto quiser, mas precisa causar dano real ao atacar, como fez contra Rashad, Thiago, Ortiz e etc, ou seu estilo lutará contra ele nas papeletas dos homens de terno do lado de fora. Quase como se tivesse que provar em todo round que não está apenas fugindo, e que todas as saídas laterais e gritos de Bruce Lee tem como meta um ataque devastador, ou vai parecer apenas um floreio. Lyoto é um dos lutadores que mais vendem pay-per-view, tenho certeza que muitos o vêem esperando desferir um “hadouken” a qualquer momento. Machida ainda deve lutar pelo cinturão de novo, mas precisa parar de lutar para pontuar. Todos seus adversários vão tentar superar sua esquiva e técnica com agressividade e violência. Ou ele volta a ser contundente em todos os momentos, por mais que ache estar na frente nos números, ou vai amargar ainda outras derrotas azedas e polêmicas como essa.

BJ Penn x Matt Hughes

Em 2008, Matt Hughes ameaçou abandonar a carreira após ser desmantelado por Thiago Alves. Três lutas e três vitórias depois, sobre lutadores medianos, ele achou que poderia fazer frente a uma das lendas do esporte. Serra, Renzo e Cachorrão são excelentes e inquestionáveis lutadores de Jiu-Jitsu, mas nunca foram expressivos em MMA e serviram apenas como formol que o conserva dentro de um vidro para ser estilhaçado nesse UFC 123. Mas quem pode culpá-lo por sonhar em voltar a ser campeão? Rico, casado, integrante do hall da fama do UFC, só a glória do cinturão o motiva. E eu não faço pouco de grandes sonhos. Mas a única chance dele vencer BJ seria se o havaiano chegasse todo sujo de areia, de sunga e com uma prancha de surf debaixo do braço.

Fora a derrota vexatória na segunda luta contra Frank Edgar e a prepotência de entrar gordinho para enfrentar o campeão St. Pierre, Penn vem riscando seus adversários da lista como um samurai cortando bambu com uma Hattori Hanzo. Penn, como todo gênio, incendeia frente ao questionamento e a derrota aonde outros abaixam a cabeça e desistem. Para nós, nesse UFC 123, ele lutou contra Hughes, mas em seus olhos só via refletida a imagem de Frank Edgar ou St. Pierre. A real motivação é a vingança sobre os dois únicos homens que o venceram duas vezes. Quando Penn se sente provocado sua esquizofrenia aflora e seu lado maníaco entra no octagon. Ele se torna um cara louco por vitória e com todos os conhecimentos de como conseguir, de como nocautear ou finalizar qualquer um. Isso para nós é um barato de assistir, mas para Hughes e tantos outros, deve dar medo. Penn atropelou Hughes em 21 segundos e como o americano não é Minotauro, foi sorte não ter acabado paralítico.

Mais do que ser nocauteado e perder a luta, Hughes saiu derrotado desse UFC 123. Não por falta de coragem ou hombridade, que ele tem de sobra, mas por dentro. Estava devastado. Não é mais um menino que se chateia, faz biquinho, mas quando chega em casa tudo fica melhor depois de um banho frio e beijinhos na namorada. È um homem realizado nas coisas que almejou e que, simplesmente, acha que esse seu último sonho não se realizará. Que ele nunca voltaria a ser campeão do UFC é fato, mas é uma pena que ele tenha percebido isso de modo tão doloroso e na frente de milhões de pessoas. Hughes é um dos maiores e merecia se aposentar de modo saudável e não com os olhos vermelhos de tristeza na frente de tantas testemunhas.

Maiquel Falcão x Gerald Harris

Quando faltam 10 segundos para terminar um round ouvimos aquelas marteladas que vem do lado de fora. É um modo de avisar ao juiz e lutadores quanto falta para acabar. Muitos usam esse tempinho para se fechar e esperar o final, outros como Maiquel Falcão encaixam um mata-leão nesse exato momento. A questão é que apenas dois segundos após a martelada, soou o gongo anunciando o final do round, quando ainda faltavam mais sete ou seis segundos. Segundos suficientes para Harris dormir e o brasileiro estrear no UFC com uma vitória por finalização no primeiro round. Mas a luta foi parada antes por um erro amador de sincronia entre o relógio da Comissão Atlética e o timer digital da transmissão do UFC.

Justiça poética foi feita e Maiquel venceu por pontos uma luta que seria impecável se tivesse lutado o último round como lutou da metade do primeiro até o final do segundo. Maiquel tem potencial para dar trabalho a muita gente, mas pensar em pontuar e cadenciar a luta logo na estreia, não é um bom sinal. Harris vai voltar a fazer lutas de card preliminar, se não acabar cortado, porque não tem muito a oferecer aos fãs mais exigentes do que disposição para apanhar e cara feia para desmerecer o vencedor (nota da redação: Gerald Harris foi demitido do UFC após a derrota).

George Sotiropoulos x Joe Lauzon:

Se Sotiropoulos tivesse uma gota de carisma que fosse ele já teria lutado pelo cinturão do peso com boas chances de ser campeão. Junto com Aoki, Toquinho e Maia, tem o melhor chão aplicado ao MMA do planeta. Agressivo também em pé é um lutador completo, mas fazer Joe Lauzon parecer um faixa-azul no chão não é simples. Venceu com uma kimura que vemos tanto em treinos mas tão pouco em MMA, aonde a maioria lutadores de Jiu-Jitsu tem medo de aplicar metade do que sabem.

Sotiropoulos está com luta marcada contra Dennis Siver, o que indica que não lutará pelo cinturão tão cedo. Siver é apenas um esforçado e é muito raro o UFC colocar uma luta entre um top e um mediano como credencial ao cinturão. Caso vença Siver, uma luta de Sotiropoulos contra Maynard, Florian, Gomi, Cerrone, Varner, Henderson ou Frank Edgar (já que de todos esses, apenas um estará como campeão do peso leve), se desenha. Mas aí sim, com contornos de desafiante ao cinturão.

Jiu-Jitsu comanda a noite no Sul Fight 4


Texto e fotos Valmir Silva

A quarta edição do Sul Fight lotou as dependências do ginásio Carlos Alberto Campos, em Florianópolis, no último sábado (20). Os organizadores Wado De La Riva e Heron Garcia proporcionaram ao público um verdadeiro show, formaram um card sem nomes expressivos, mas que surpreenderam com muita trocação e principalmente finalizações. As sete lutas de MMA terminaram no chão, com posições do Jiu-Jitsu. Na luta principal, o boxer Edmilson "Kevin" Souza, aluno de Thiago Tavares, encarou Daniel Motta, especialista no Muay Thai. Kevin vinha de quatro nocautes, sempre fazendo proveito da "nobre arte", mas no Sul Fight o baiano radicado em Floripa mostrou estar mais completo e venceu por finalização, uma justa guilhotina no primeiro round. Confira todos os resultados abaixo.

RESULTADOS COMPLETOS:

Sul Fight 4

Ginásio Carlos Alberto Campos, Florianópolis

Sábado, 20 de novembro de 2010

MMA:

- Marcelo Piazza (Ataque-Duplo DeLaRiva) finalizou Antonuce Conceição (Combate Absoluto) com um triângulo de mão no 3R;

- Cláudio Calado (Rangel Farias) finalizou Leandro Silva (Maromba/Rocha) com um mata-leão no 3R;

- Felipe Cruz (Nobre Arte) finalizou João Paulo (Marcos Túlio - DeLaRiva Palhoça) com uma guilhotina no 1R;

- Maicon Bigolin (Ataque-Duplo DeLaRiva) finalizou Alisson "Arqueiro" Leandro (Combate Absoluto - CTBA) com um triângulo no 3R;

Rafael Mello (Ataque-Duplo DeLaRiva) finalizou Fábio "Índio" Selim (Gracie Barra Guarulhos - SP) com um kata-gatame no 1R;

Sidmar "Neco" (Combate Absoluto - CTBA) finalizou Willian Coelho (Ataque-Duplo DeLaRiva) com uma kimura no 1R;

Edmilson "Kevin" Souza (Ataque-Duplo DeLaRiva) finalizou Daniel Motta (Motta Team) com uma guilhotina no 1R;

Muay Thai:

- Marcos Furuya (Peu Boxe Thai - Floripa) derrotou Raí Jean (Chute Boxe) na decisão unânime;

- Gutierrez Soares (Rangel Farias) derrotou Robson Ferreira (Chute Boxe) por nocaute no 2R;

- Djalma Borges (Rangel Farias) derrotou Felipe Griebler (Muay-Thai) por desclassificação (golpe ilegal).

Gogó com novo oponente no WOCS 10

http://www.tatame.com.br/imagensup/19342/12906240635164.g.jpg

Foto divulgação

A organização do WOCS 10, edição comemorativa que vai contar com transmissão ao vivo do canal Combate, acontece no dia 10 de dezembro, no Clube Oásis, na Barra da Tijuca. A organização anuncia algumas mudanças no card. Foi substituído o adversário de Arthur Gogó, que agora enfrenta Bruno Pernambuco. Além disso, foram adicionados ao card os combates de Cesário contra Alexandre Fogo e Lucas Bob Sponja, que vai ter Fabiano Hollyfield pela frente.

Os organizadores Tatá Duarte e Phillip Lima preparam, paralelo ao evento, o 1º Encontro Acadêmico WOCS (de 9h até as 12h) com mesas redondas e debates com professores e mestres da Universidade Estácio de Sá. Serão debatidos temas relacionados aos esportes de combate. Também ocorrerão clinicas esportivas e workshop (das 14h até as 18h) com grandes nomes do MMA, tudo com cobertura da imprensa especializada e do canal Combate.

CARD COMPLETO (sujeito a modificações):

WOCS 10

Clube Oásis, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

MMA Amador:

- Douglas Oliveira (TFT) enfrentará Evandro CDD (Infight);

- Diego Pereira "Esquisito" (TFT) enfrentará Alan Novato (Infight);

- Wellington Pierre "Café" (TFT) enfrentará André Borges (Brazil Evolution);

- Marcos Vinicius "Morcego" (Gogó JJ) enfrentará Bruno Bonavita (Infight);

MMA Profissional:

- Cesário (X-Gym) enfrentará Alexandre Fogo (SP);

- Thiago Marreta (TFT) enfrentará Guilherme Tyson (Infight);

- Julio Cesar Merenda (TFT) enfrentará Felipe Boanada (Honorio JJ);

- Aloísio Dado (GBCT) enfrentará Bruno Orelha (Relma);

- Lucas Bob Sponja enfrentará Fabiano Hollyfield da Silva (Valécio Senna);

- Rodrigo Ratinho (TFT) enfrentará Dangelo (NG Combate);

- Bruno Pernambuco (Caverna) enfrentará Arthur Gogó (Gracie Fusion);

- Rodolfo Marques (Nova União) enfrentará adversário a ser definido.

Chatubinha busca nova vitória no Brasil Fight


Foto Guilherme Cruz

Fera da Luta Livre, Igor Chatubinha estará de volta ao Brasil Fight 3, evento que acontece no próximo sábado, dia 27 de novembro, em Belo Horizonte. O adversário será o velho conhecido Marcelo Uirapuru, faixa-preta da Gracie Barra BH, a quem Chatubinha finalizou na última edição do evento com um triângulo de mão no primeiro round. “O Chatubinha está preparando para lutar, tanto em pé quanto no chão. Espero que o resultado seja positivo, assim como na primeira luta”, conta Róbson Relma, treinador da fera.

CARD COMPLETO (sujeito a modificações):

Brasil Fight MMA 3

Belo Horizonte, Minas Gerais

Sábado, 27 de novembro de 2010

Desafio MG x SP:

– Gustavo Coelho (Gracie Fusion BH) enfrentará Marcio do Bronx (Bronx Gold Team);

– Thiago Michel (Gracie Fusion BH) enfrentará Alessandro Zoio (Chute Boxe SP);

– Cesar Augusto Gordim (Gordim Team) enfrentará Udi Lima (Gracie Fusion SP);

– Cristiano Titi (GracieFusion BH) enfrentará Valter da Silva (Motta Team);

– Joaquim Mamute (Gracie Fusion BH) enfrentará Edson Conterrâneo (CT Miguel Repanas);

Lutas casadas:

– Aline Sério (Ximu) enfrentará Juliana Thai (Full House);

– Igor Chatubinha (Relma/Minotauro Team) enfrentará Marcelo Uirapuru (Gracie Fusion BH);

– Maurício Facção (Gracie Fusion BH) enfrentará Willian Viana (TFT);

– Rony Marques (Kimura Nova União) enfrentará Fernando Lagiano (CM System).